Colônia, na Alemanha, foi o destino da Missão Técnica-Prospectiva do Sebrae-SP, de 18 a 22 de agosto. Palco de dois dos principais eventos globais do setor de games, a cidade recebeu a devcom, conferência voltada ao ecossistema de desenvolvedores, e a gamescom, principal feira comercial da Europa para a cultura de jogos digitais.
Os objetivos da missão foram mapear oportunidades de mercado, promover a internacionalização de estúdios e fomentar negócios por meio de conexões estratégicas, capacitação e exposição em ambiente global.
Pelo Sebrae-SP, participaram da ação o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa; o gerente da Unidade de Economia Criativa e Startups, Guilherme Arradi; e a gestora de games Martha Lopes. A missão faz parte da ação do Crie, o Polo Nacional de Referência em Economia Criativa, e contou também com a presença de Eúde Amor, gestor de games do Sebrae Nacional.

A gestora do Sebrae-SP destaca que o Sebrae tem o Crie Games, iniciativa criada para fomentar o ecossistema com ações de capacitação, acesso a mercado e investimento. “A missão foi importante para entendermos ainda mais a indústria, tecnologias envolvidas e novos modelos de negócios. Vimos que setor de games caminha para uma convergência entre tecnologia, criatividade e impacto social, criando oportunidades para o Brasil expandir sua participação no mercado internacional e posicionar seus estúdios em um ambiente altamente competitivo”, destacou.
Agenda
Durante a devcom, a missão acompanhou painéis, palestras e workshops sobre as inovações e os aspectos técnicos deste mercado. Foram três dias dedicados à gamescom. No primeiro, o grupo participou de um tour guiado para conhecer detalhes e operações da feira.
Em seguida foi a vez de conhecer os espaços estratégicos e trocar com desenvolvedores independentes. Na Indie Arena Booth, estavam presentes projetos inovadores de estúdios independentes de todo o mundo. Já na Entertainment Area, os destaques eram os grandes lançamentos do mercado, experiências imersivas e ativações de marcas líderes do setor.
A missão ainda visitou os 35 estandes de 40 países, integrantes da área de negócios do evento, a fim de conhecer ações de incubação, aceleração e cases de fomento ao setor de games em vários pontos do globo, buscando também oportunidades de parceria e coprodução. A programação incluiu ainda reuniões institucionais com agências de negócios e internacionalização europeias.
A gamescom é considerada o maior evento de games do mundo, promovido em um espaço de 233 mil m². Neste ano, reuniu 357 mil visitantes de 128 países, 34 mil deles para a área de negócios da feira.
Capacitações
O Crie Games está com inscrições abertas para uma série de workshops online. As capacitações começaram em julho e seguem até novembro. Para o dia 16 de setembro, o tema será Crie um relacionamento duradouro com clientes.
Crie jogos aplicados será o tema do encontro do dia 7 de outubro. Já no dia 4 de novembro será a vez de falar sobre “Crie apresentações atrativas”. As inscrições podem ser feitas no link.
-
