ASN SP
Compartilhe

Empreendedorismo sênior ganha destaque em evento do Sebrae-SP no Alto Tietê

Iniciativa “Empreender não tem idade” reúne público 60+ e oferece capacitações gratuitas focadas na geração de renda e valorização da experiência
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O empreendedorismo sênior foi o destaque do evento “Empreender não tem idade”, promovido pelo Sebrae-SP no Alto Tietê. Realizado nesta quarta-feira (03/09), em Mogi das Cruzes, o encontro reuniu cerca de 100 pessoas e apresentou uma programação voltada à capacitação e ao networking para o público 60+.

A iniciativa integra um roteiro de formações gratuitas oferecidas pelo escritório regional do Sebrae-SP com quatro capacitações programadas: “Inteligência emocional e seus impactos”, no dia 17 de setembro; “Comece seu planejamento financeiro”, em 24/09; “Comece a planejar o marketing de sua empresa”, no dia 01/10; e “Compras públicas e emissão de notas fiscais”, marcada para 08/10, sempre das 18h às 22h. As inscrições podem ser feitas pelo link.

Segundo dados do Sebrae-SP, atualmente existem cerca de 4 milhões de negócios no Brasil liderados por pessoas com 60 anos ou mais. “Temos muito o que construir em parceria, sempre com foco no que é relevante para os empreendedores maduros. Este evento reúne empresários que iniciaram seus negócios após os 60 anos, empreendedores que contratam profissionais nessa faixa etária e iniciativas voltadas para esse público. Juntos, temos uma força sem tamanho”, destacou a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa.

Entre os setores mais procurados pelos empreendedores seniores estão os serviços, que representam 36,4% dos negócios, seguidos pelo comércio (21,9%) e pela agropecuária (16,6%). A gestora de projetos do Sebrae-SP, Mônica Gonçalves, ressalta que a chamada economia prateada tem grande potencial de crescimento, impulsionada pelo aumento da expectativa de vida da população brasileira e pela queda da taxa de natalidade.

“Acreditamos que o empreendedorismo sênior tende a crescer significativamente nos próximos anos. Ele pode ser uma porta de entrada tanto para a geração quanto para o aumento de renda. Esse tem sido um caminho escolhido pelo brasileiro da terceira idade como uma alternativa para uma vida mais ativa, inclusive após a aposentadoria”, acrescentou a gestora.

Já o analista de negócios do Sebrae-SP, Álamo Santos, reforçou que a iniciativa tem o objetivo de mostrar ao público 60+ que é possível empreender em qualquer fase da vida, aproveitando a experiência acumulada como um diferencial competitivo. “Esse é um projeto inovador, que busca estimular a economia por meio da geração de renda e da criação de novos negócios”, afirmou.

O evento “Empreender não tem idade” contou com a presença de empresários, representantes de instituições financeiras, entidades e membros do poder público, incluindo o secretário de Longevidade de Mogi das Cruzes, Mauro Yokoyama, o vereador Pedro Komura, a vice-presidente do Conselho do Idoso de Mogi das Cruzes e diretora da Universidade Aberta à Integração (Unai), Juraci Fernandes e integrantes do Instituto Reviver de Biritiba Mirim.

  • Alto Tietê
  • empreendedorismo 60+