ASN SP
Compartilhe

Itaporanga recebe programa MEI 360 com oficinas de vendas e marketing para empreendedores

Com três encontros e orientação especializada, iniciativa estimulou o crescimento sustentável dos microempreendimentos locais
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal e Sebrae Aqui, realizou no município de Itaporanga, o projeto MEI 360, uma iniciativa voltada exclusivamente para Microempreendedores Individuais (MEIs), oferecendo ferramentas práticas para melhorar a gestão dos pequenos negócios. Realizado no Centro de Convivência do Idoso, o evento reuniu empreendedores locais em dois encontros presenciais repletos de conteúdos práticos e dinâmicos.

A ação, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, contou com dois encontros. A primeira oficina, intitulada ‘Faça suas vendas decolarem’, foi conduzida pelo analista de negócios do Sebrae-SP, Raphael Gustavo. Durante a atividade, os participantes mergulharam em técnicas de vendas aplicáveis ao cotidiano dos pequenos negócios, com foco em resultados. “O MEI 360 foi pensado para ser direto ao ponto. Nossos conteúdos são voltados para que o empreendedor saia da oficina já com ações práticas para aplicar no dia seguinte. O engajamento dos participantes em Itaporanga foi excelente”, destaca.

No segundo dia, foi a vez da oficina ‘Faça o planejamento de marketing da sua empresa’, ministrada pela analista de negócios Letícia Marques. A proposta da atividade foi capacitar os empreendedores a entenderem e utilizarem conceitos de marketing de maneira simples e eficaz, construindo estratégias personalizadas para cada tipo de negócio.

Baseado no conceito de Gestão 360, o programa propôs uma visão integrada da administração empresarial — conectando áreas como finanças, marketing, inovação e tecnologia. Além das capacitações coletivas, os MEIs também puderam contar com mentorias individuais voltadas ao diagnóstico de seus próprios negócios.

Para Sandra Carvalho, as oficinas foram importantes para corrigir a forma com que ela costumava abordar e tratar seus clientes. “Saí de lá supermotivada a ‘começar de novo’. Desde a forma como abordamos o cliente até o fechamento da venda e o acompanhamento no pós-venda, tudo foi muito interessante. Esses treinamentos me ajudam a olhar para o cliente com outros olhos. Não se trata apenas de vender, mas de realmente resolver o problema ou o desejo do cliente”, conta.

  • MEI 360
  • sebrae-sp