O Sebrae-SP lança um novo programa para apoio às micro e pequena empresa que por meio de uma estratégia inovadora vai ensinar Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) a expandirem seus negócios em apenas quatro meses por meio de técnicas de análises, diagnósticos, parcerias e rodadas de negócios que descobrem oportunidades e estratégias que impulsionam a empresa em curto prazo. O Clube de negócios terá início nesta quarta-feira, 3 de setembro. As vagas são limitadas e a inscrição é pelo link .
A primeira edição do Clube de Negócios está sendo oferecido de forma gratuita, 100% subsidiado pela instituição. Nas próximas edições a participação exigirá um investimento de R$ 2.900,00. O objetivo do programa é aumentar o faturamento e fortalecer a rede de negócios durante um período de quatro meses. Nesse intervalo, as micro e pequenas empresas de todos os segmentos (indústria, comércio, serviço e agro) terão acesso a uma jornada customizada levando em consideração o mercado e as oportunidades geradas.
O programa será desenvolvido por meio de um diagnóstico estruturado que analisa o perfil do empreendedor e seu momento empresarial. A partir dessa análise, será indicado o mercado potencial considerando a fase da empresa, sua experiência e maturidade. O banco de dados do Sebrae possui mais de 2 milhões de empresas cadastradas.
Segundo a analista de negócios do Sebrae-SP, Ana Carol Santos, a capacitação será por meio de encontros presenciais e remotos. Cada participante receberá uma análise completa de seu negócio, além de um diagnóstico personalizado. No formato de “clube” ou networking, os participantes se tornam parceiros e apoiadores, abrindo oportunidades para novos mercados, detectando novas tendências e redirecionamentos, além de crédito orientado.
“Um exemplo de como esse programa pode impactar e expandir rapidamente os negócios de uma empresa é o caso de um empreendedor que fabricava aqueles “cheirinhos” para banheiros e encontrava dificuldade de expansão no mercado. Seu perfil e tecnologia empregada demonstrou que seu produto poderia ser adaptado para outro público-alvo, o de granjas de galinha como aromatizador para anular o forte cheiro de amônia nestes ambientes. Agora ele está voando alto ao conseguir atender este novo mercado”, conta o gestor estadual do Clube de Negócios, Diego Smorigo.
Segundo ele, este não é um programa de gestão, mas sim de negócios, para conseguir aumentar o faturamento das empresas. “Isso pode ser feito de duas formas: aumentando as vendas ou diminuindo os custos operacionais. Se conseguirmos ambos, melhor ainda”, destacou.
A iniciativa se baseia em três grandes mercados: o estadual, nacional e internacional, para que os empresários ampliem sua atuação. “Outro exemplo foi o de uma cabeleireira. Durante o programa ela descobriu que não eram os cortes, mas sim as escovas, o que mais trazia dinheiro para sua empresa. Então descobrimos um novo mercado, o de escovação de cavalos. Um animal desses é vendido por R$ 2 milhões em um leilão e ela passou a ganhar R$ 800 para escovar esses animais, quando antes vendia a R$ 80 a escova convencional”, contou.
Para ingressar no programa da região de Marília é preciso participar do encontro online que acontece nesta quarta-feira, 3 de setembro, às 19h. As vagas são limitadas e a inscrição é pelo link.

