ASN SP
Compartilhe

Da sala de aula ao campo: conheça a história da produtora rural Léia Rodrigues

Problemas de saúde fizeram com que ela tivesse que se reinventar profissionalmente
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Léia Rodrigues, da Eco Uniflora

Formada em Letras, Léia Rodrigues atuou por mais de 20 anos na área de educação até que problemas de saúde a levaram a repensar sobre sua vida profissional. Seguindo uma recomendação médica, ela escolheu uma nova carreira que contemplasse algo que gostava de fazer. Foi assim que, movida pela sua paixão pelo contato com a natureza, criou a Eco Uniflora, empresa focada em paisagismo sustentável, reflorestamento, projetos ambientais e parcerias em projetos públicos e privados, localizada em Itapecerica da Serra.

A história de recomeço de Léia foi tema do Sebrae Transforma, programa semanal exibido nas redes sociais do Sebrae-SP, que compartilha histórias reais de superação, aprendizado e transformação.

Veja o vídeo completo aqui

Fundada em 2009, a Eco Uniflora era focada em paisagismo e jardinagem. Aos poucos, Léia foi incorporando novos serviços e hoje integra arte, sustentabilidade e educação ambiental. Apaixonada por Araucária desde criança, começou a desenvolver projetos para sua preservação e reintrodução em Itapecerica da Serra, onde a mãe e a vó trabalharam na roça. Criou o programa Rota das Araucárias, focado no resgate de memórias e incentivo para que a espécie seja preservada pelas novas gerações. Os avôs de Léia eram semeadores da árvore na região nas décadas de 1960 e 1970. Aproveitando de sua experiência como educadora, ela também incluiu atividades de educação ambiental como horta nas escolas, artesanato sustentável, além da produção e plantio de árvores.

Em 2024, a produtora rural decidiu buscar o apoio do Sebrae-SP para melhorar a organização e a gestão de seu negócio. Atendida pela analista de negócios do Sebrae-SP, Regiane Santos, do escritório regional de Osasco, Léia ingressou no ALI Rural, programa gratuito do Sebrae-SP, voltado ao apoio que oferece acompanhamento gratuito especializado para gestão, inovação e crescimento para produtores rurais.

Com o acompanhamento de um Agente Local de Inovação (ALI), ela conseguiu melhorar a organização de seu negócio, definição de personas, desenvolvimento de novos produtos e mais. Para a produtora rural, a participação no programa trouxe novos conhecimentos e a ajudou a lidar com as dificuldades que tinha relacionadas à captação de novos clientes e na utilização das redes sociais para potencializar seu negócio. “Tinha dificuldade em expor minha empresa nas redes sociais. Não entendia a importância. Mas depois de implantar as estratégias que aprendi no ALI Rural, o número de seguidores aumentou e percebi a necessidade de mostrar o trabalho da Eco Uniflora nas redes sociais”, recorda.

Espaço da Eco Uniflora

A produtora rural também destaca o papel do Sebrae-SP em fornecer mecanismos para que os empreendedores possam atingir a organização de seu negócio e seus objetivos de vendas. A participação no programa abriu portas para outras oportunidades como cursos, consultorias, participação em eventos, networking e ingresso numa rede de empreendedores.

“Estar junto com o Sebrae-SP me traz uma confiança muito grande de que não estou sozinha, de ter com quem contar quando preciso de ajuda. Tive atendimento presencial que auxiliou na precificação dos serviços, nos eventos encontrei muitos produtores da mesma área e foi possível trocar experiências”, conta.

Para quem está passando por um momento de transição profissional, Léia aconselha: “acredite em si mesmo e em sua capacidade de se aprimorar e desenvolver novas habilidades”. E para quem deseja empreender, ela recomenda buscar as soluções oferecidas pelo Sebrae-SP.

  • Eco Uniflora
  • Sebrae Transforma