
Na última semana, 15 empresários dos setores de pet shops e veterinária de Cafelândia participaram de uma missão empresarial para a Pet South America 2025, maior feira de soluções, produtos e serviços do mercado pet na América Latina. O evento foi realizado de 13 a 15 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
A iniciativa, fruto da parceria entre o Sebrae-SP e a Prefeitura de Cafelândia, levou os empreendedores no dia 13 de agosto para conhecer um dos principais pontos de encontro do setor, que reúne tendências, oportunidades de negócios e networking qualificado. Nesta edição, a feira contou com 400 marcas expositoras de diversos países.
Em 2024, a Pet South America atraiu mais de 30 mil visitantes, apresentando nichos em expansão, como o de cuidados para animais idosos, o mercado de gatos e inovações em banho e tosa, com serviços diferenciados como spa e cromoterapia.
O mercado pet movimentou cerca de R$ 75 bilhões no ano passado e o Sebrae-SP segue oferecendo atendimento especializado para empreendedores que desejam investir ou expandir negócios nesse segmento em constante crescimento.
Getúlio Nunes Junior atua no segmento há 19 anos e percebeu uma mudança nas tendências da feira ao longo dos anos, com inovações e abordagem mais técnica, o que proporciona constante melhoria nos negócios. “A participação na feira foi extremamente enriquecedora. Trouxe atualização sobre o segmento, oportunidades de novos contatos e insights para melhorias a partir do que foi apresentado. Voltei com ideias inovadoras, uma rede de relacionamentos ampliada e uma visão mais abrangente do mercado pet, que desde minha primeira participação em 2013 segue em constante e sólido crescimento”, finaliza.
“Participar da Pet South America foi uma experiência transformadora para meu negócio, que há 14 anos fabrica caminhas para cães e gatos. A feira nos conectou com tendências do setor pet, inovações em produtos e novas parcerias estratégicas. Com o apoio do Sebrae-SP, participamos pela segunda vez e tivemos a oportunidade de ampliar conhecimentos, além de fortalecer conexões que impulsionam nosso crescimento. Voltamos cheias de ideias, inspiração e a certeza de que estamos no caminho certo para oferecer cada vez mais conforto e bem-estar aos pets”, destaca Nicolle Ferreira, que atua na área de marketing na fábrica de caminhas para pets em Cafelândia, ao lado da mãe e proprietária Lúcia Ferreira.
“A programação da feira foi pensada para atender às principais demandas dos empreendedores com temas que vão da gestão de negócios às últimas tendências do mercado. Além disso, os participantes têm a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços a um público qualificado, que comparece ao evento em busca de oportunidades reais de negócios”, destaca Amanda Alcantara, analista de negócios do Sebrae-SP.
Para ela, o Sebrae-SP é o elo entre quem oferece novidades e quem procura diferenciais competitivos. “Estamos presentes em todas as etapas: aproximamos quem deseja abrir uma empresa, conectamos quem já está no mercado e damos visibilidade a grandes companhias que buscam fortalecer sua cadeia de fornecedores. A feira é o espaço onde todos esses públicos se encontram”, finaliza.
