O Sebrae-SP concluiu com sucesso neste mês de agosto a consultoria e orientação técnica para o desenvolvimento econômico e cultural da comunidade indígena de Arco Íris, a Aldeia Vanuíre, na região de Marília, interior de São Paulo. A entidade jurídica concorreu a subsídios governamentais como ponto de turismo, se inscreveu em Edital Fomento e, neste mês, foi divulgada sua aprovação para receber um fomento no valor de R$ 30 mil.

Segundo o analista de negócios do Sebrae-SP Hygor Aleixo, o Sebrae-SP iniciou em 2025 um trabalho estruturado junto à Aldeia Vanuire com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico e cultural das comunidades indígenas que a compõem. “A iniciativa nasceu da identificação da necessidade de preservar e valorizar a cultura local, ao mesmo tempo em que se buscava ampliar as oportunidades de geração de renda por meio do artesanato, do grafismo e das manifestações artísticas tradicionais, como a dança”, explicou ele.
A atuação do Sebrae-SP ocorreu, principalmente, com o apoio técnico para a elaboração do projeto que foi submetido ao Edital Fomento CultSP PNAB/PNCV nº 47/2024. “Realizamos diagnósticos das atividades já desenvolvidas, com o incentivo à criação de uma associação para a comunidade, que viabilizou a ampliação das possibilidades e competências”, disse Aleixo.
Esse conjunto de esforços resultou na aprovação de um fomento no valor de R$ 30 mil, destinado ao fortalecimento da cultura da aldeia e ao desenvolvimento sustentável da comunidade. Os recursos conquistados viabilizarão a valorização do artesanato, a ampliação da participação em feiras e eventos, a realização de apresentações culturais e o incremento da presença digital, aumentando a visibilidade das tradições indígenas para públicos diversos.
Empresas, entidades e municípios que queiram implementar e executar políticas culturais, por meio dos recursos públicos estaduais, como Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), entre outros, podem procurar o Escritório do Sebrae-SP em Marília, localizado na Avenida Brasil, 412, no Centro. É possível requisitar consultorias customizadas, orientações técnicas, bem como participar dos fóruns periódicos promovidos pelos consultores e analistas para estimular esta prática. Mais informações pelo telefone (14) 3402-0720.
