ASN SP Atualização
Compartilhe

II Fórum Crie Políticas Públicas reúne gestores e profissionais de economia criativa e cultura

Evento organizado pelo Sebrae-SP ocorreu ontem na capital paulista e promoveu troca de informações sobre ações de incentivo a essas áreas
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe

O Sebrae-SP realizou ontem em sua sede na cidade de São Paulo o II Fórum Crie Políticas Públicas, que reuniu gestores públicos municipais de cultura e profissionais ligados ao setor de economia criativa. O objetivo foi promover o debate e troca de ideias sobre políticas públicas e a legislação de incentivo à cultura. O Fórum é uma iniciativa do projeto Crie Políticas Públicas, segmento do Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, liderado pelo Sebrae-SP em parceria com o Sebrae Nacional.

“O projeto Crie coloca em evidência a economia criativa. O Sebrae-SP e o Sebrae Nacional, por meio do Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, caminham ao lado de todos que atuam nesta área. O encontro representa um solo fértil para a troca de experiências e para as discussões para a criação de condições favoráveis para o fortalecimento do empreendedorismo no setor”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos, em mensagem gravada em vídeo.

O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, ressaltou a importância da agenda em prol do empreendedorismo ligado à economia criativa e à cultura. “É um desafio muito grande para nós do sistema Sebrae trazer a economia criativa como vetor de desenvolvimento e atividade empreendedora. Atividade cultural é atividade econômica que gera emprego e renda. O Sebrae-SP tem o papel de ajudar o empreendedor e, na política pública, ser parceiro do governo do Estado para poder apoiar as prefeituras e os municípios como fizemos na Lei Paulo Gustavo e agora na PNAB, garantindo que os recursos destinados ao municípios cheguem aos empreendedores desse setor tão importante da economia que é a cultura.”

“O Ministério da Cultura acompanha com muito bons olhos iniciativas como o Crie Políticas Públicas, essas parcerias com o Sebrae, com instituições tão competentes que auxiliam no desenvolvimento da nossa maior política de fomento da história que é a Política Nacional Aldir Blanc. Para o Ministério da Cultura, é fundamental que o dinheiro chegue aonde precisa chegar: em todo município, em todo bairro. No PNAB isso está se tornando realidade. Cultura não é gasto, é investimento, é gerar renda, saúde, educação, empreendedorismo, emprego, que transformam a vida das pessoas e das cidades”, disse, também em mensagem gravada em vídeo o Diretor no Ministério da Cultura, responsável pela Diretoria de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios, Thiago Rocha Leandro.

A Secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton, destacou o papel dos municípios. “A Secretaria está sempre de portas abertas para que possamos dar apoio, porque não há ninguém que faça a roda da cultura girar sem o braço do município. A assessoria que o Sebrae promove, com o apoio do governo do Estado e do governo federal, é essencial para mostrar o potencial da cultura. Contar com o Sebrae para que possamos visibilizar tudo o que fazemos é ainda melhor, porque são técnicos, são profissionais a dar o melhor norte para que as políticas públicas de cultura cheguem mais longe.”

Com o tema “Encontro de Gestores Culturais e a Implementação da PNAB”, o evento propôs a discussão sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, suas possibilidades e desafios nos territórios. Esta foi a segunda edição deste ano e ofereceu a oportunidade de troca de experiências, construção coletiva e fortalecimento do debate sobre políticas públicas culturais, reunindo gestores, produtores, lideranças e representantes de instituições culturais de diversas regiões.

Na programação do Fórum houve um painel com a presença da diretora da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Liana Crocco e da coordenadora Técnica da Agência Mineira de Entretenimento (AME), Mariana Sayad, com mediação da consultora e gestora do Crie Políticas Públicas, do Sebrae-SP, Geise Mari Santos Oliveira.

Também foram realizadas oficinas sobre a parte operacional das leis de fomento à cultura em que os participantes do evento puderam tirar dúvidas a respeito dos instrumentos de gestão, como a Plataforma CULT BR, o Plano de Aplicação dos Recursos (PAR) que determina o planejamento de execução dos recursos do PNAB.

O projeto Crie Políticas Públicas atendeu mais de 800 municípios brasileiros desde 2024 por meio de consultorias, mentorias individuais, orientações coletivas e curso. No Estado de São Paulo, somente neste ano 251 municípios foram atendidos, recebendo mais de R$ 500 milhões para execução do Ciclo 1 da PNAB.