O município de Pereiras está dando um passo importante para fortalecer a economia e preparar os empresários para novos desafios. Desde maio, está em andamento o Projeto Pereiras Empreendedora, realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura Municipal, voltado para microempresas e empresas de pequeno porte.
A iniciativa, que segue até setembro, já promoveu cursos de gestão financeira, liderança em vendas e estratégias de marketing digital e, agora, avança para a etapa de consultorias individuais em marketing digital. No início, cada empresa passou por um diagnóstico detalhado e, ao final, os resultados serão mensurados para avaliar se houve aumento mínimo de 12% no faturamento, além de redução de custos e melhoria na competitividade.

O projeto, 100% subsidiado pela Prefeitura, representa um investimento de R$ 37.248,00, beneficiando 20 empresas locais. “Se considerarmos individualmente, cada participante recebeu o equivalente a R$ 1.862,40 em capacitação e consultorias, totalmente custeadas pelo município e oferecidas gratuitamente”, explicou Geovana Annelli, analista de negócios do Sebrae-SP em Botucatu.
Paralelamente, está em andamento o Projeto Pereiras Empreendedora – MEI, com ações de junho a outubro. Voltado para microempreendedores individuais, o programa oferece capacitações em marketing digital, planejamento estratégico, gestão financeira, vendas e atendimento ao cliente, também sem custo para os participantes.
Segundo Geovana, o impacto esperado vai além dos números. “O conhecimento e as estratégias aplicadas aqui vão gerar mudanças concretas na forma como as empresas atuam, fortalecendo todo o ecossistema econômico de Pereiras. Quando a prefeitura investe em capacitação, está investindo diretamente no desenvolvimento sustentável da cidade.”
A participante Patrícia Tomazela disse que os cursos foram muito bons. “A Prefeitura e o Sebrae proporcionaram um projeto sensacional, criamos uma força no grupo. Espero que tenham mais cursos e que outros empreendedores participem para crescermos juntos”, contou. Já Gabriel Lopes, destaca que conseguiu implementar coisas novas na sua empresa e também na vida pessoal. “Conseguimos nos ajudar e foi muito produtivo para todos. Indico para todos”, destacou.
A Prefeitura de Pereiras reforça que a parceria com o Sebrae-SP está alinhada ao Plano de Governo, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio do empreendedorismo e do fortalecimento das empresas locais.
