ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP participa da 2ª Festa do Agricultor em Apiaí

Serão dois dias de muita integração, palestras com profissionais, exposições e homenagens aos produtores rurais do Alto Vale do Ribeira
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Sebrae-SP participa da 2ª Festa do Agricultor em Apiaí nos dias 22 e 23 de julho (Foto: Freepik)

O Sebrae-SP participa nos dias 22 e 23 de julho da 2ª Festa do Agricultor de Apiaí, evento promovido em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agropecuária, CATI, Faesp, Senar, Sindicato Rural e Sebrae Aqui. A programação ocorrerá na Praça de Eventos, localizada à Avenida Leony Silva, s/nº e contará com palestras técnicas, exposição de maquinários, apresentação de linhas de crédito rural, sorteio de prêmios, atrações culturais e orientações sobre o uso de tecnologias no campo, como drones e bioinsumos. Inscrições pelo link https://bit.ly/FestaAgricultorApiai.

Entre os destaques da programação estão também a exposição de mudas frutíferas, lançamento do Plano Safra, além do recolhimento de embalagens de agrotóxicos — uma iniciativa que reforça o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental na produção agrícola.

A abertura oficial ocorre no dia 22, às 13h30, com café de boas-vindas, seguida do pronunciamento do prefeito de Apiaí, Sérgio Barbosa e do gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges. Às 15h, as instituições financeiras parceiras – Cresol, Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil – lançam o novo Plano Safra. Em seguida, o analista de negócios do Sebrae-SP, Fabrício de Paula, apresenta palestra sobre crédito orientado. Em seguida, o engenheiro agrônomo, José Ribeiro Junior, irá palestrar sobre as técnicas de como utilizar o drone na agricultura; Dr. Luiz Carlos Roma, ministra a palestra ‘Programa de Qualidade do Leite; já às 18h, a profissional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Vanessa Fuentes, fala sobre ‘Crédito de Carbono’; na sequência acontece um coquetel de integração com apresentação cultural e o encerramento.

Nesta data, o Sebrae-SP, irá realizar um workshop, em parceria com o Senar, para os produtores locais, oferecendo um espaço de formação, que promove educação financeira, tecnologias, capacitação técnica e gestão para os negócios rurais. “Nosso objetivo é modernizar e desenvolver o agronegócio de Apiaí e do Alto Vale do Ribeira”, completa Wilson Borges.

No dia 23, as atividades têm início às 8h, com credenciamento, café de boas-vindas e recolhimento de embalagens. Às 9h, o doutor em Agronomia e pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Thiago Factor, ministra a palestra “Produção de Batata: Potencial para a agricultura familiar, merenda escolar e vendas institucionais”. Às 10h, o Sebrae-SP traz informações sobre a Nota Fiscal Eletrônica; em seguida o engenheiro agrônomo da CATI, Paulo Roberto Leite, ministra a palestra ‘Manejo Integrado de Pragas na Cultura de Soja’; às 11h30, o engenheiro agrônomo Ernesto Naoki, fala sobre a produção de tomates em dois momentos, sendo o ‘Controle de doenças do solo e uso de biofertilizante Andermatt’ e a ‘Enxertia em tomate e outras hortaliças’.

Após pausa para o almoço, que incluiu ainda apresentação cultural, o evento se encerra com uma homenagem especial aos agricultores do Alto Vale do Ribeira e o sorteio de prêmios.
Para o consultor de negócios do Sebrae-SP, André Scalco, “a Festa do Agricultor é uma excelente oportunidade de reconhecer o trabalho essencial dos produtores rurais da região, além de promover conhecimento técnico, acesso a crédito e inovação para fortalecer a agricultura local. O Sebrae-SP está comprometido em apoiar o desenvolvimento sustentável e competitivo do campo”, enfatiza.

SERVIÇO
‘2ª Festa do Agricultor de Apiaí’
Data: 22 e 23 de julho de 2025
Horário: 13h30 no dia 22 e 8h no dia 23
Local: Praça de Eventos Janete Dias Batista Vilela
Endereço: Avenida Leony Silva, s/nº (ao lado do Ginásio)
Inscrição: https://bit.ly/FestaAgricultorApiai

  • 2ª Festa do Agricultor em Apiaí
  • Sebrae Apiaí