O Sebrae-SP, em parceria com as Prefeituras Municipais do Alto Vale do Ribeira, realizou, durante uma semana, capacitação voltada aos agentes públicos que atuam diretamente com compras, licitações, pregões e áreas demandantes responsáveis por requisições de itens e para empresários interessados em vender seus produtos e serviços para o poder público.

A iniciativa teve como objetivo qualificar o corpo técnico da administração municipal para a correta aplicação da legislação que beneficia micro e pequenas empresas (MEIs, MEs e EPPs) nos processos licitatórios. Ao promover o entendimento sobre os dispositivos legais que favorecem esse segmento empresarial, a ação busca ampliar a participação de empresas locais nas compras públicas, fortalecendo a economia dos municípios.
A capacitação foi conduzida pelo consultor Felipe Oliveira, da Unidade de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Sebrae-SP e contou com a participação do consultor de negócios do Sebrae-SP Sudoeste Paulista, André Scalco.
“Quando o poder público entende e aplica corretamente a legislação que favorece os pequenos negócios, cria-se um ambiente mais inclusivo e sustentável para a economia local. Essa aproximação entre administração pública e empresários é fundamental para gerar emprego e renda no próprio município”, destaca André Scalco.
A ação foi realizada em Apiaí, Barra do Chapéu, Itaóca, Itapirapuã Paulista e Ribeira, consolidando o compromisso do Sebrae-SP com o fortalecimento da gestão pública e o desenvolvimento econômico local por meio do estímulo ao empreendedorismo.
