ASN SP
Compartilhe

Como a inovação pode melhorar os resultados

Seja em um processo, serviço ou produto, inovar melhora a eficiência, reduz custos e aumenta os ganhos da empresa
Por Rogério Lagos
ASN SP
Compartilhe


Estudo feito pelo Sebrae entre novembro de 2020 e abril de 2021, a partir do acompanhamento de quase 5 mil empresas que introduziram inovações e melhorias no processo de gestão, mostrou que, em média, esses pequenos negócios tiveram um aumento de 52% de produtividade e um incremento de 18% no faturamento. 

“A inovação é mais simples do que muitos imaginam. É comum atrelarmos o conceito a novas tecnologias ou grandes diferenças, mas muitas vezes a inovação acontece em um simples ajuste de processo que aumenta a produtividade da empresa e, consequentemente, o ganho de faturamento”, explica Marilza Angeleli, da Academia Inovação: com as mudanças, faturamento cresceu 5% a analista de negócios do Sebrae-SP Priscila Tanihara. 

Foi justamente prestando a atenção na estrutura e nos processos da Academia Inovação, em Votorantim, no interior de São Paulo, que Marilza Angeleli encontrou uma solução para aumentar o faturamento no setor de aulas da academia: transformou um espaço antes inutilizado em um salão com tatame para judô infantil. A empreendedora conta que, com a pandemia, a procura por atividades físicas para crianças aumentou bastante. Contratou uma professora com experiência com crianças e, há quase quatro meses, já tem uma turma grande com aulas duas vezes por semana, o que impacta positivamente no faturamento do negócio.

“Sempre tivemos vontade de implementar a categoria na academia, mas o projeto nunca saía do papel. A correria do dia a dia fazia com que não enxergássemos as oportunidades que estavam na nossa frente. Com o auxílio do Sebrae-SP, durante o programa Brasil Mais, nós conseguimos finalmente colocar em prática e já notamos um acréscimo de 5% em nosso faturamento”, diz Marilza.

Agora, ela organiza a ampliação da academia com um novo salão de ginástica, que terá também aulas de balé, além da implementação de hidroterapia na piscina. “Essa capacitação nos fez enxergar caminhos que, sozinha, dificilmente iria conseguir trilhar”, comenta.



DESCOMPLICANDO
Atento ao avanço das novas tecnologias de transmissão online que ganharam força durante a pandemia, o empreendedor Fernando Moreira, da Broadcast Media Lab, empresa especializada em soluções audiovisuais de São José dos Campos, também no interior de São Paulo, aproveitou sua experiência como professor universitário para unir o útil ao agradável: criou um teclado com poucas teclas e comandos simples de videoconferências para plataformas como Zoom e Google Meet. O sistema intuitivo facilita o trabalho de muitos professores e pessoas que são avessas à tecnologia ou com a idade avançada, que acabam sendo colocadas à margem no mercado de trabalho apesar da experiência acumulada.

“Identificamos um problema e criamos a solução. Conseguimos agregar valor e entender nossos processos como inovação a partir do acompanhamento do Sebrae- -SP no programa Brasil Mais. Esse conceito de inovação foi muito importante, pois abriu a minha cabeça”, diz. Com isso, explica Moreira, a empresa entra em outra fase. “Hoje estou relançando a minha empresa no mercado com uma plataforma de soluções e com protótipos criados dentro da capacitação para facilitar a vida do criador de conteúdo. Esse teclado, por exemplo, vai servir como uma demonstração de soluções simples e baratas que podem ser realizadas”, diz. 

NOVO PRODUTO
Também no interior de São Paulo, os empreendedores Lucas Delpasso e Lucas Ramos uniram a Café Delgraan, de Araraquara, e o Rancho do Argenton Cervejas Artesanais, de Ibitinga, para a criação de um novo produto: uma cerveja American Brown Ale com café. A ideia surgiu durante um encontro de pequenas empresas participantes do programa de inovação Brasil Mais.

Delpasso explica que sempre falou muito sobre a sua empresa nas reuniões, o que chamou a atenção de Ramos, que já havia tentado fabricar uma cerveja de café antes, mas sem sucesso. Desenvolveram a nova ideia juntos e lançaram o primeiro lote em outubro de 2021 com 400 unidades. “Deu mais certo do que a gente esperava, com certeza vamos continuar”, comemora Delpasso.

Formado em engenharia agronômica, o empreendedor afirma que se sente à vontade com cafés especiais e em tocar o negócio que é uma paixão de família. Ela sempre teve ideias inovadoras, mas muito receio de colocá-las em prática. “No Brasil Mais, me ensinaram como fazer isso de uma forma simples, principalmente em como fazer o marketing que sempre foi uma dificuldade para mim”, afirma. 

No momento, ele trabalha com mais algumas frentes de inovação: o Drip Coffee, que oferece uma dose única em um filtro com abas ajustáveis na xícara; e na época do Natal – e já com conceitos de marketing em prática – lançou embalagens festivas vermelhas para a ocasião. “Vamos lançar ainda cápsulas reutilizáveis, em que iremos cobrar apenas o reabastecimento do produto”, explica.

IMPORTÂNCIA
A analista de negócios Priscila Tanihara explica que inovar sempre foi importante, mas se tornou fundamental durante a pandemia, principalmente no ambiente virtual. Muitas micro e pequenas empresas passaram a oferecer seus produtos e serviços de forma online e a concorrência se tornou muito grande. Desta forma, como é possível se destacar e chamar a atenção dos clientes?

“As empresas precisam pensar nos processos de inovação justamente para se diferenciarem e ganharem em competitividade. O cliente não quer ‘mais do mesmo’, mas sim uma empresa que atenda de forma diferente, que ofereça um conteúdo diversificado ou até mesmo que apresente seus produtos ou serviços de uma maneira inédita”, diz Priscila. A especialista comenta, ainda, que a inovação pode ajudar a aumentar a produtividade da empresa, consequentemente, reduzindo custos e aumentando o faturamento. “O simples fato de organizar um processo já contribui para esses objetivos. A partir do momento em que existe a inovação, oferecendo um diferencial ao cliente, a empresa passa a chamar mais a atenção e a vender mais”, finaliza. 

O PROGRAMA
O Sebrae-SP utiliza no Brasil Mais a metodologia do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). As empresas participantes recebem acompanhamento técnico gratuito por até quatro meses para melhorarem suas práticas produtivas ou gerenciais. O foco se dá nas soluções para os problemas que as empresas apresentam, sempre priorizando o aumento da produtividade. O primeiro ciclo de 2022 do Brasil Mais começa no próximo mês de março e as inscrições já estão abertas. Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), com CNPJ ativo, podem participar. A pessoas interessadas podem entrar em contato com o Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou se informar no escritório regional mais próximo.