A fintech Credituz, fundada pelo empreendedor Pedro Henrique Braz Silva e pela sócia Lídia Alla, acaba de receber um aporte de R$31 milhões. A rodada conta com investidores renomados como Marc Slezynger (CEO da Ravic), Fabio Alperowitch (fundador da Fama re.capital), Claudia Massei (ex-CEO da Siemens em Omã) e Pedro Vogado (cofundador da fintech Zapay).
Fundada em 2023, a Credituz utiliza inteligência artificial para conectar pequenos e médios negócios do setor imobiliário ao mercado de capitais, com foco principal no crédito com garantia imobiliária (Home Equity). Pedro Braz, atualmente com 30 anos, possui uma trajetória marcada por inovação e empreendedorismo, tendo sido reconhecido pela MIT Technology Review no Innovators Under 35 Brasil, em 2024.
Em 2024, os empreendedores destacam que a participação no evento promovido pelo Sebrae for Startups acelerou significativamente o processo de captação do investimento. O evento utilizou uma metodologia inédita de matchmaking, proporcionada pela plataforma MatchPro da startup Desbrava A.I., permitindo que startups apresentassem suas soluções diretamente a grandes corporações e investidores, promovendo conexões estratégicas e qualificadas. “O grande diferencial da plataforma MatchPro é a inteligência por trás das conexões. Não se trata apenas de aproximar startups, corporações e investidores, mas de garantir que cada encontro tenha real potencial de geração de negócios” – Paulo Pereira, fundador da Desbrava A.I.
Foi durante uma das rodadas do evento que Braz conheceu Rodrigo Cabernite, empreendedor da GYRA+, startup especializada em soluções tecnológicas para crédito. Essa conexão inicial se desenvolveu rapidamente, contribuindo para ampliar a rede de contatos da Credituz e acelerar o fechamento da sua primeira grande rodada de investimentos.
“O Sebrae criou um ambiente propício para conexões estratégicas. Nossa participação foi importante para expandir nossa rede de contatos e reforçar nossa proposta de valor junto a investidores que já estavam no nosso radar”, explica Pedro Braz, enfatizando que as negociações para a rodada já estavam avançadas antes do evento.
Lídia Alla complementa destacando que os empreendedores sempre acompanharam e participaram de iniciativas do Sebrae, como o Empretec e o módulo Primeiras Vendas do programa Start. “Essas ações foram fundamentais para consolidar processos internos e aprimorar nossa estratégia comercial em momentos cruciais”, destaca.
Diego Souto, consultor de inovação do Sebrae for Startups em Osasco, destaca o papel essencial do Sebrae como articulador de conexões estratégicas no ecossistema de inovação. “Criamos um ambiente propício para acelerar negócios entre empreendedores, investidores e parceiros. Este encontro trouxe um diferencial relevante ao promover, em pouco tempo, conexões qualificadas entre startups e grandes corporações. Conectamos 25 startups a cinco grandes empresas e investidores, previamente selecionados com o apoio da inteligência artificial, que realizaram seus pitchs em 1,5 minutos. O caso da Credituz é um exemplo claro de como conexões assertivas e colaborativas são fundamentais para o sucesso dos empreendedores”, finaliza.
Com o aporte recebido, a Credituz planeja expandir a oferta de crédito imobiliário, escalar suas operações, investir em aprimoramentos tecnológicos e fortalecer ainda mais sua presença no mercado.

