ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP abre inscrições para o projeto “Porto Fortalece: Economia Local” na Baixada Santista

Iniciativa conecta grandes empresas da cadeia portuária a pequenos negócios da região, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe

O Sebrae-SP, a Autoridade Portuária de Santos (APS) e o Parque Tecnológico de Santos lançaram oficialmente no dia 6 de junho o projeto “Porto Fortalece: Economia Local”. O evento, realizado no Parque Tecnológico de Santos, contou

com a presença de autoridades governamentais, representantes do setor portuário e empresários da Baixada Santista. O projeto busca aproximar grandes empresas do setor logístico-portuário das micro e pequenas empresas da região, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável e à inclusão produtiva.

Durante a abertura do evento, Márcio Cruz, consultor de inovação do Sebrae-SP, apresentou o projeto e explicou todas as etapas para que as empresas possam se tornar fornecedoras do Porto de Santos. “Estamos entusiasmados com o potencial deste projeto para impulsionar a economia local e promover a inovação no setor portuário”, afirmou Cruz. O consultor comentou também que as empresas podem se inscrever gratuitamente na 1ª fase do projeto até o dia 29 de junho, através do link: https://forms.office.com/r/1UDAsCmnc4.

Representando a APS, o superintendente de Governança, Riscos e Compliance, Cláudio Bastos, destacou o Manifesto ESG, que visa tornar o Porto de Santos mais sustentável, com responsabilidade social e governança corporativa. “O Manifesto mostra um esforço coletivo para transformar o Porto em um exemplo de responsabilidade e inovação”, afirmou Bastos. Segundo ele, o Porto Fortalece ganhou maturidade quando começaram a discutir o projeto de forma coletiva. “A construção deste projeto inovador é fruto da união entre a APS, Sebrae-SP, Parque Tecnológico e diversas empresas que compõem o ecossistema do Porto de Santos. Com essa colaboração, estamos certos de que atingiremos nossos objetivos”, enfatizou.

Em sua fala no lançamento do projeto, Tetsu Koike, diretor de Programas de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do Ministério dos Portos e Aeroportos, enfatizou a importância histórica da iniciativa. “Estamos lançando algo transformador, com grande relevância e impacto para a Baixada Santista, por isso, hoje é um dia histórico. O resultado desse dia dependerá de cada um de vocês. A expertise do Sebrae-SP em fomentar o empreendedorismo local e o desenvolvimento tecnológico será fundamental para o sucesso deste projeto”, afirmou.

Quem pode participar: Micro (ME) e Pequena Empresa (EPP), com CNPJ ativo e empresa localizada na Baixada Santista.

Cronograma de Atividades:

Pré-Inscrição até 29/06, pelo link: https://forms.office.com/r/1UDAsCmnc4 

1ª Fase – Julho/25

Serão cinco encontros, das 9h às 13h (trilha base – presencial e gratuita)

Local: Sebrae Baixada Santista – Av. Washington Luiz, 176 – canal 3 – Vila Mathias – SANTOS

01/07 – Planejamento e Organização para ESG: Como organizar processos para praticar o ESG (4h);

08/07 – Marketing e Inovação (4h);

15/07 – Organização e Finanças: Controles Financeiros e Preço de Venda (4h);

22/07 – Sebrae Responde Planejamento e Leis e Normas: Como se preparar para vender diretamente ou via licitação (4h); 29/07 – Inovação: “Economia Azul”(4h);
25/06 a 22/07 – Consultoria agendada previamente (2h).

Obs.: As empresas precisam participar de 75% nas atividades. É necessário também participar de uma

sessão de consultoria, obrigatória para avançar à próxima fase.

2ª Fase de Agosto a Dezembro/25 

Encontro de Negócios Porto Cidade (4h) – valor R$ 65,00 por participante com CNPJ (uma pessoa por empresa);
Conteúdo Especializado com empresas portuárias;
Visitas Técnicas;
Evento Cidades Azuis (Santos);
Evento Caravana Portuária MPOR (Santos).

Ao Término da Capacitação, que compreende uma trilha base com foco em ESG e atividades complementares de interesse das empresas, haverá um diagnóstico final das Micro e Pequenas Empresas, que estarão melhores preparadas para atender as demandas que vierem do dia a dia das empresas portuárias de Santos.

O Projeto Porto Fortalece: Economia Local conta com o apoio institucional da Prefeitura de Santos, Associação Comercial de Santos (ACS), Instituto Litoral Paulista & Startups (ILIS), Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, ABRH, Visite Santos, Fundação CENEP, Ministério do Empreendedorismo (MEMP) e Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR). O projeto também integra o Corredor Azul e o movimento Colabora Mundo.

SERVIÇO 

Inscrições para a 1ª fase do projeto: https://forms.office.com/r/1UDAsCmnc4 

Informações: Cynthia Garrido Ferreira – Gestora de Projetos Sebrae-SP | WhatsApp: (13) 99653-4596

Márcio Cruz – Consultor de Inovação Sebrae-SP | WhatsApp: (13) 99147-6700

  • Porto Fortalece: Economia Local
  • sebrae-sp