
O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Comercial, Fundo Social e Sebrae Aqui, finalizou o curso ‘Prepare e venda doces artesanais brasileiros’ em Itapeva. A capacitação ocorreu na Escola de Gastronomia e foi dividida em três etapas: ‘Comece a organizar a sua ideia de negócio’; ‘Seja: habilidades essenciais para empreender’ e ‘Aprenda a preparar e vender doces artesanais brasileiros’.
O curso trouxe aos participantes receitas no preparo de doces tipicamente brasileiros como arroz doce, quindim, pamonha, doce de leite e pé de moleque, bem como ensinou a selecionar os ingredientes, manusear e evitar desperdício, como também a fazer as vendas e a gestão das finanças do negócio.
“Foi mais uma oportunidade para os participantes aprenderem não apenas técnicas de preparo de doces brasileiros, mas com a experiência adquirida, possam iniciar o seu próprio negócio, já que neste curso foram apresentadas guloseimas que não são comumente comercializadas pelos confeiteiros. Vale ressaltar que muitas dessas delícias fazem parte do cardápio das festas juninas, que têm início no próximo mês”, frisou Ana Karla Gussão, analista de negócios do Sebrae-SP.
Para a microempreendedora individual, Rita Branda, a capacitação irá agregar conhecimento e deverá abrir mais portas para os seus negócios. “O curso foi muito bom, gostei do aprendizado e as técnicas aplicadas e farei uso nos meus negócios. O que absorvi, irei agregar a técnicas que aprendi em outros cursos realizados em parceria do Sebrae, Senac, Fundo Social e Prefeitura, que sempre é sucesso e abre portas para todos. Independente de já ter um negócio ou não, é a oportunidade para nós cidadãos podermos usar como quisermos esses conhecimentos para aprimorar ou começar a empreender”, conta.
Marcia Orzechowsky, que trabalha como vendedora, gostou do networking que o curso proporciona, além de conhecimento e da possibilidade de ganhar um dinheiro extra. “O curso foi excelente, bem ministrado pela profissional Tânia Panichi, que tem um conhecimento vasto na culinária. Gostei das atividades práticas, foi de grande valia para mim e todas as meninas que participaram do curso, com quem tive muita troca. Penso em começar um pequeno empreendimento após a minha aposentadoria. A parceria entre Sebrae-SP, Senac e Escola de Gastronomia é muito importante. Na aula teórica o Sebrae-SP abre um leque de conhecimento e informações para empreender e na prática os ensinamentos de como fazer e manusear corretamente o produto nos norteiam a iniciar um negócio de forma mais profissional. Parabéns a todos os envolvidos, só tenho a agradecer a oportunidade que tive”, confessa.
