Na noite da última terça-feira (15), o Kaikan foi palco do lançamento do Programa Cidade Empreendedora em Pacaembu, realizado pelo Sebrae-SP e pela prefeitura municipal. O evento reuniu ao todo 100 empresários, autoridades e convidados. Na ocasião, foram apresentadas todas as ações que o programa vai realizar neste ano de 2025 na cidade com capacitações, encontros, consultorias e visitas a feiras referência no setor. A ideia do programa é fomentar o desenvolvimento econômico e social da cidade, abrangendo todos os setores da economia.

A vice-prefeita Elisabete Gratão destacou a importância da parceria com o Sebrae-SP, que já vem acontecendo há vários anos. “O Sebrae-SP, desde o início da nossa gestão, tem sido um parceiro sem igual. Se fizermos uma retrospectiva, muitas coisas boas já aconteceram e já foi investido muito em nosso município. Esse programa é um marco diferencial na nossa cidade. Só alegria de saber que estamos entre os municípios contemplados pelo Cidade Empreendedora, é mérito de todos vocês, da nossa cidade. Diante de tudo que apresentaram para a gente, que têm para proporcionar para Pacaembu, quatro anos será pouco. Tem muita coisa boa e foi feito um estudo minucioso, socioeconômico, para ver o que é mais importante. Tem ações para todos. É o maior investimento que podemos fazer no município.”
José Nilton Steque, empreendedor há 25 anos, marcou presença no evento e comentou sobre a importância de ter oportunidades para os empreendedores aprenderem. “Se não tiver a parceria da prefeitura, a gente, em uma cidade pequena e distante de centros grandes, é praticamente impossível ter acesso a tanta informação e vontade de crescer de todo mundo, e o Sebrae dá essa oportunidade para a gente. Com certeza as ações vão fazer a diferença. Você acha que sabe tudo, mas no fundo você não sabe nada, principalmente na questão do cliente.”

Elenice de Azevedo, empreendedora há dois anos, integra a Feira da Mulher Empreendedora, um grupo local, e destacou a diferença que as visitas a feiras de referência fizeram na trajetória dela. “A Feira da Mulher Empreendedora, para a gente, abre um leque de conhecimentos, traz mais conhecimento. Tem uma interação com outras pessoas, acabamos conhecendo e ultrapassando limites. Viemos de uma região pequena e quando temos oportunidades de conhecer feiras… Ano passado fui à Feira do Empreendedor em São Paulo e foi uma experiência incrível. Viajamos para um mundo totalmente diferente, cheio de oportunidades que nos fazem crescer e melhorar cada vez mais.”
Informações
Para mais informações sobre o programa ou para se inscrever nas ações, entre em contato pelo telefone (18) 99815-9080.
