
O dia 22 de março foi marcado por troca de experiências, conexões estratégicas e muito conteúdo no Startup Day 2025, realizado no Hub do Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí. O evento, um movimento nacional de incentivo ao empreendedorismo e à inovação, foi promovido pelo Sebrae for Startups, programa do Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, a ATIJ (Associação de Tecnologia e Inovação de Jundiaí) e a comunidade Grape Valley. Reunindo empreendedores, estudantes, investidores e profissionais da área, o encontro teve como objetivo impulsionar o ecossistema de inovação de Jundiaí e região, oferecendo uma vitrine para ideias promissoras e oportunidades reais de negócios.
“O Startup Day é mais uma prova do quanto mais movimentada está a cena de inovação da cidade.”, comenta o cofundador do Grape Valley, Alexandre Borin. “A Comunidade Grape Valley foi criada há três anos, inclusive com a ajuda do Sebrae, e, nesse tempo, observamos um crescimento muito expressivo. Hoje a comunidade tem mais de 900 cadastros e 32 encontros (sempre às primeiras quartas-feiras de cada mês, com local divulgado nos grupos que estão em www.grapevalley.com.br) e se articulam dev’s, ‘startupeiros’, investidores, anjos, empreendedores, academia, além de empresas e indústrias da região.”, finaliza.
A analista de negócios e gestora de inovação do Sebrae-SP, Silvia Della Matrice, também destacou durante o encontro as diversas iniciativas e soluções oferecidas pelo Sebrae para fomentar o crescimento de startups em 2025. “O ecossistema de inovação de Jundiaí e região é extremamente promissor. Nosso papel é apoiar esses empreendedores com capacitação, acesso a crédito e conexão com mercados. Além disso, apresentamos novos programas que estarão disponíveis neste ano para ajudar as startups a darem novos passos”, explicou.
A palestra principal do evento ficou por conta de Sergio Jacobsen, CEO da Micropower Energy, empresa dos Grupos Comerc Energia, Siemens e Equinor, que atua no segmento de soluções de armazenamento de energia. Jacobsen observou que, longe das grandes capitais, se torna mais difícil encontrar determinados tipos de serviços e conhecimento que podem auxiliar os pequenos negócios a evoluírem. “Temos muito espaço para esses negócios, mas percebo que faltam fornecedores para determinados serviços.”, comenta. “Empresas maiores, como a Micropower que é uma startup média, podem ajudar oferecendo, principalmente, a educação técnica e, assim, contribuírem com os processos de inovação de pequenas e/ou novas startups.”
Apresentação de startups
Ao final do evento, quatro startups selecionadas previamente, apresentaram suas soluções diante do público e de uma banca avaliadora composta por especialistas e investidores. As startups que subiram ao palco foram:
-Talkey, com foco em inteligência artificial;
-Dekazen, especialista em soluções de aquecimento eficiente;
-Aloohxi Pure Water / Oohxi Maxxclean, com produtos voltados à purificação de água;
-Migry, com iniciativas de mobilidade e inclusão.
