
O Startup Day ocorreu no último sábado (22) e movimentou o ecossistema de inovação em Americana e Piracicaba. Os dois eventos reuniram cerca de 150 pessoas ao todo e contribuíram para a troca de informações, integração e networking entre os participantes. O evento foi organizado pelo Sebrae for Startups em parceria com as prefeituras dos dois municípios e diversas entidades.
Conforme Vitor Santos, consultor de negócios do Sebrae-SP, o encontro foi um sucesso. Nesta edição, em Piracicaba o intuito foi focar no eixo de inovações para turismo e saúde, e as palestras foram muito proveitosas. Segundo ele, o evento também é a abertura dos novos programas de aceleração nos municípios.
“Nós tínhamos o objetivo de ativar os ecossistemas de inovação de Americana e Piracicaba, conectar ideias, startups, empreendedores, poder público e universidades, e foi isso que aconteceu. Tivemos uma boa adesão de participantes, debates muito produtivos e conhecemos cases de sucesso para inspirar o público presente. Com certeza foi um evento muito positivo”, afirma. Já em Americana, o encontro não tinha um foco específico em algum setor, foi voltado para a inovação de forma geral – e também foi um sucesso, avalia o consultor.
Turismo inteligente
Um dos palestrantes em Piracicaba foi Edimar Martins, CEO da Destinos Inteligentes. A startup é responsável por um sistema de gestão e uma plataforma digital para facilitar o acesso a informações turísticas. Por meio de um aplicativo e um site – ambos gratuitos – a ferramenta oferece geolocalização de pontos turísticos, estabelecimentos comerciais e eventos, além de estar disponível em dez idiomas.
Além de fornecer informações completas e atualizadas, a plataforma gera estatísticas sobre os usuários, como mapas de calor e palavras mais buscadas, auxiliando gestores públicos e o trade turístico na tomada de decisões estratégicas. A palestra apresentou a startup e debateu inovações para o setor.
“Foi uma experiência enriquecedora para compartilhar a jornada da Destinos Inteligentes, debater inovações no turismo e trocar conhecimentos com jovens empreendedores. Participar do painel sobre nossa startup e cases de sucesso reforçou nossa missão de transformar a gestão pública do turismo por meio da tecnologia”, diz.

“O evento proporcionou conexões valiosas e destacou a importância da colaboração entre startups, poder público e setor privado para o desenvolvimento do turismo e da economia local. Seguimos comprometidos com essa transformação e ansiosos pelas próximas edições”, finaliza o CEO.
Tecnologia em saúde
Em Americana, um dos palestrantes foi Luan Barca, CEO da Pump, uma startup que conecta profissionais da saúde aos seus clientes, funcionando como um marketplace do setor. A ferramenta possibilita aos profissionais mais visibilidade e organização, e para os clientes, oferece uma busca inteligente com suporte de inteligência artificial para busca de profissionais por meio de texto, áudio ou filtros personalizados.
Durante o evento, Luan compartilhou a trajetória da Pump, desde a concepção até o desenvolvimento da tecnologia. “Nosso propósito é transformar a forma como as pessoas se conectam com a sua saúde e bem-estar no Brasil e no mundo. E participar do Startup Day foi positivo, porque é um movimento nacional que fortalece o ecossistema de inovação e nós temos orgulho de fazer parte dessa construção”, diz.
Sobre o Startup Day
Idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com o ecossistema de inovação, a dinâmica de construção do Startup Day é toda colaborativa, privilegiando as demandas e necessidades das startups nacionais e ecossistemas locais, com a participação de todo o Sistema Sebrae e a comunidade de inovação do Brasil.
O evento tem como público-alvo startups em todos os momentos de maturidade: curiosidade, ideação, validação, tração, crescimento e escala. Os principais objetivos da iniciativa são fomentar o ecossistema inovador brasileiro, apresentar a experiência Sebrae Startups de atendimento às startups em todo o Brasil e empoderar os gestores em atuação regional.
