ASN SP Atualização
Compartilhe

Mulheres representam 43% dos MEIs em Guarulhos e região

Segundo levantamento do Sebrae-SP, são 80.785 mulheres atuando como MEIs ante 102.435 homens
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe

O Sebrae-SP, no Mês da Mulher, destaca o fortalecimento do empreendedorismo feminino. De acordo com o Portal do Empreendedor, as mulheres representam 43% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) na região do escritório de Guarulhos, composto pelos seguintes municípios: Arujá, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Guarulhos, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia e Santa Isabel. São 80.785 mulheres atuando como MEIs nessas cidades ante 102.435 homens.

“Esse avanço demonstra, além da capacidade empreendedora das mulheres, a relevância de políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo feminino, como aquelas promovidas pelo Sebrae-SP, que buscam proporcionar apoio técnico, capacitação e acesso a ferramentas de gestão que auxiliam no sucesso dos negócios”, afirma Sérgio Gromik, gerente regional do Sebrae-SP.

Michele Severino faz parte das estatísticas da região. Após cerca de 20 anos trabalhando como CLT em cargos variados – empregada doméstica, recepcionista e coordenadora – a profissional iniciou sua jornada empreendedora em maio de 2021 com donuts artesanais e um modo de preparo original. Em agosto, já era MEI.

“Comecei traduzindo uma receita de donuts em inglês que encontrei no Google e testei várias vezes até chegar no produto perfeito. O apoio da minha família foi essencial para que eu conseguisse dar os próximos passos”, relata a confeiteira.

Para Michele, ser empreendedora é um desafio constante, que exige muita força e resiliência. “Ao longo da minha trajetória, aprendi que não é só sobre o negócio, mas sobre provar todos os dias que somos capazes. Como mulher negra e mãe, vivi diversas fases da minha vida profissional e posso dizer que ser uma mulher empreendedora exige competência e quebra de barreiras. Vivemos em uma sociedade onde muitas vezes somos vistas como frágeis e limitadas, mas temos capacidade de crescimento e de garantir um lugar competitivo no mercado. Tanto que estamos presentes em diversos eventos, como feiras e palestras, de forma significativa”, finaliza.

A cabeleireira Eliane Lira, por sua vez, sempre teve o empreendedorismo presente na sua vida. Isso aconteceu por conta da sua mãe, que vendia vários tipos de produtos, desde gelinho até roupas e material escolar. Mas foi em 2013 que Eliane tonou-se oficialmente MEI. Hoje ela é proprietária de um estúdio de beleza.

Com toda essa experiência, a cabeleireira garante que as vantagens e os desafios de empreendedor são os mesmos. “Tudo depende de você. É necessário ter disposição, ideias criativas, planejar e estudar constantemente”, explica. Para ela, um ponto positivo é poder fazer as coisas do seu jeito, no seu tempo e no seu horário. “É um desafio diário, mas eu gosto”, diz.

Sebrae Delas 

Para apoiar e impulsionar o empreendedorismo feminino no Brasil, o Sebrae-SP criou o programa Sebrae Delas, responsável por oferecer orientação, capacitação e apoio às mulheres que desejam abrir ou fortalecer seus negócios.

Entre os resultados obtidos até o momento, destacam-se um aumento de 24% no faturamento inicial dos negócios e incremento de 62% no desenvolvimento e inclusão de novos produtos e serviços. Além disso, 98% das participantes consideraram a atuação do Sebrae como boa ou ótima e 87% recomendaram a participação no programa.

Durante o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sebrae-SP intensifica as ações do Sebrae Delas, promovendo eventos, cursos e conteúdos voltados para o impulsionamento das empreendedoras. Para saber mais, clique aqui.

Dados por município 

Confira a seguir a quantidade de mulheres MEI em cada cidade atendida pelo escritório do Sebrae-SP em Guarulhos.

-

Arujá: 

Mulheres: 4.135

Homens: 4.422

Atibaia: 

Mulheres: 8.578

Homens: 9.716

Bom Jesus dos Perdões: 

Mulheres: 1.095

Homens: 1.366

Guarulhos: 

Mulheres: 58.992

Homens: 76.944

Joanópolis: 

Mulheres: 419

Homens: 506

Mairiporã: 

Mulheres: 3.542

Homens: 4.500

Nazaré Paulista: 

Mulheres: 708

Homens: 909

Piracaia: 

Mulheres: 1.208

Homens: 1.527

Santa Isabel: 

Mulheres: 2.108

Homens: 2.545

  • empreendedorismo feminino