ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP fornece orientações para a utilização de Inteligência Artificial (IA) nos pequenos negócios

Soluções e inovações tecnológicas impulsionam o crescimento do empreendedorismo
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) produzem mudanças constantes em diversas áreas da sociedade. No que diz respeito à cultura empreendedora, tais alterações demandam que pessoas donas de micro e pequenas empresas saibam aplicar os mecanismos oferecidos pela IA conforme as exigências de seus negócios. Dessa maneira, o consultor de negócios do Sebrae-SP, Felipe Destri, oferece dicas e informações para quem pretende explorar essa tecnologia em seus empreendimentos.

De acordo com Destri, a IA pode auxiliar os pequenos negócios em diversos aspectos, como nas gestões de pessoas, estoques e processos, na automatização do controle financeiro e na otimização de marketing e vendas. Além disso, os impactos da IA em relação ao empreendedorismo são abrangentes. “Ferramentas de IA auxiliam na criação de paineis com indicadores para tomadas de decisões mais embasadas. Os dispositivos de automação de processos conseguem trazer um ganho na escala dos negócios, sem aumentar significativamente os custos. Por fim, as informações de mercado se tornam mais acessíveis e as pequenas empresas com acesso às ferramentas de IA podem reduzir a necessidade de equipes grandes”, explica.

Ao comentar acerca dos desafios relativos ao uso da IA no empreendedorismo, Destri elenca três fatores que requerem atenção: mudança de cultura e falta de conhecimento, custo de implementação e segurança de dados. “Muitos empresários ainda veem essas ferramentas como algo distante ou complexo, o que gera resistência à adoção. Ou seja, falta capacitação na busca das informações. Apesar de muitas das ferramentas serem acessíveis, existem soluções mais avançadas que podem ter investimentos mais elevados para os micro e pequenos negócios. Além do mais, o uso inadequado da IA pode gerar riscos e os pequenos negócios podem não ter estrutura e entendimento adequados sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, esclarece.

Revolução em curso

Diante dos novos paradigmas suscitados pela IA, Destri afirma que essa tecnologia “sem dúvida alguma nivela o jogo para os pequenos empreendedores, ajudando-os a competir com empresas maiores e a crescer de forma mais eficiente”.

Sob esse cenário em gradativa expansão, as pessoas empreendedoras interessadas em explorar a IA em suas micro e pequenas empresas podem seguir os seguintes passos: ter clareza de quais são as necessidades do negócio, isto é, quais áreas podem ser otimizadas; iniciar com ferramentas acessíveis e muitas vezes gratuitas, pois esse é o momento de testar os processos e entender o que funciona ou não e, por último, monitorar os resultados e ajustar as estratégias caso seja preciso.

“O Sebrae oferece uma gama de cursos, workshops e consultorias focadas na utilização prática da IA para empreendedores”, conclui Destri.

  • Inteligência Artificial
  • sebrae-sp