O 23º Concurso Estadual “Qualidade do Café de SP” premiou os melhores cafés do estado de São Paulo. A região do Circuito das Águas Paulista teve destaque, com oito produtores entre os 10 melhores cafés do Estado em cada categoria: natural, cereja descascado, fermentado, orgânico e a novidade desta edição, o coffee canephora. O concurso avaliou mais de 300 amostras de café.
Confira as categorias em que os cafés da região foram premiados:
Orgânico:
– 3°: Silvia Fonte, do Sítio São Roque, de Serra Negra;
– 4º: Luciana Capobianco, Fazenda Barreiro, de Socorro;
– 6º: Vinícius de Farias, Fazenda Santana, de Serra Negra.
Cereja descascado:
– 3º: Vinícius de Farias, Fazenda Santana, de Serra Negra;
– 7º: Márcia Bichara, Cafezal em Flor, de Monte Alegre do Sul;
– 10º: Dalcio Guidetti, Sítio São Pedro, de Serra Negra.
Natural:
– 3º: Pedro Goulart, Sítio Manacá, de Serra Negra;
– 7º: Regina Marchi, Santa Serra, de Serra Negra.
Nilcio Freitas, gerente do escritório regional do Sebrae-SP em Campinas, atribui essas conquistas à soma de um ano inteiro de trabalho, não apenas dos produtores e da Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (ACECAP), mas também dos consultores do Sebrae-SP.
“Quero parabenizar, em nome do Sebrae-SP, todas as empresas premiadas. Temos acompanhado de perto o quão grande é o trabalho em cada propriedade, fruto da dedicação e do comprometimento destes produtores e produtoras em entregar para o mercado cada vez mais, um produto de alta qualidade e valor agregado. Parabéns pela conquista! Isso nos mostra que estamos no caminho certo e que o trabalho com a IG – Indicação Geográfica do Café Especial do Circuito das Águas Paulista, capitaneado pelo Sebrae/SP foi uma decisão acertada em função do profissionalismo dos produtores e produtoras da Região e da condução da ACECAP, isso só nos mostra que ainda colheremos números muito mais significativos, tenho certeza”, destaca Nilcio.
“Os concursos de qualidade do café são grandes motivadores para a busca da melhoria contínua dos produtores. Este ano, a organização se superou: foi hiper criteriosa e tivemos oito cafés do Circuito das Águas Paulista como finalistas. Foi muito emocionante, principalmente ao ver os jovens que estão acompanhando os pais, se envolvendo com a produção e participando com novas ideias”, contextualiza Silvia Fonte, presidente da Acecap.
“O café é a essência de São Paulo; o Estado começou com o café. Parabéns aos vencedores e a todos os competidores do concurso, pois isso agregará muito valor e contribuirá para evoluir ainda mais este produto de excelência”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
Todos eles fazem parte da Acecap, que, entre seus objetivos, atua para melhorar e promover os cafés especiais do Circuito das Águas Paulista, assim como divulgar os produtores e a qualidade dos grãos produzidos na região. Além de promover a cultura do café, a associação estimula o consumo de cafés especiais por meio do apoio aos associados e parceiros no desenvolvimento de suas atividades.
Concurso Estadual “Qualidade do Café de SP”
O concurso é organizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), juntamente com a Apta Regional, o Instituto Agronômico (IAC), o Instituto de Economia Agrícola (IEA) e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), todos institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.