ASN SP
Compartilhe

Cachaças do Circuito das Águas Paulista se destacam em concurso estadual

Certificações celebram a qualidade das bebidas produzidas no Estado de São Paulo e o trabalho do Sebrae-SP com empreendedores e a associação
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Cinco empresas da região do Circuito das Águas conquistaram dez certificados no 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) em parceria com a Câmara Setorial da Cachaça Paulista. A premiação foi realizada no dia 3 de dezembro. Conheça as empresas premiadas:

Brisa da Serra (Monte Alegre do Sul): 1 ouro e 1 prata
Fina Flor (Monte Alegre do Sul): 1 ouro
Cachaça da Torre (Amparo): 2 pratas
Alambique Pioneira (Socorro): 1 ouro e 1 prata
Benedetti (Amparo): 1 ouro e 2 pratas

Os produtores das nove cidades do Circuito das Águas Paulista buscam a certificação de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência para suas cachaças, destacando a qualidade do solo fértil e das fontes de água mineral da região. A iniciativa, fomentada e financiada pelo Sebrae, visa impulsionar a competitividade no mercado e proteger a origem dos produtos, fortalecendo o setor artesanal e orgânico local.

“Ver as cachaças do Circuito das Águas Paulista ganharem destaque no cenário estadual é uma grande satisfação para nós do Sebrae-SP. Essas conquistas são o reflexo do talento e da dedicação dos produtores da região que atendemos, aliados a um trabalho estratégico de orientação e apoio técnico que desenvolvemos em parceria com a Associação dos Produtores de Cachaça do Circuito das Águas Paulista (APCCAP). Cada certificado conquistado no Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista é uma celebração da excelência e do esforço coletivo, que elevam o nome da nossa região como referência em qualidade e tradição. Estamos comprometidos em continuar lado a lado com esses empreendedores, fortalecendo ainda mais esse setor que é tão importante para a nossa cultura e economia”, disse Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP.

“O sentimento é de gratidão, pois isso reflete o resultado do nosso trabalho. Os bastidores não mostram todo o esforço dedicado para produzir um produto de qualidade, e receber essas certificações, sem dúvida, demonstra que nossa empresa está no caminho certo. Espero que mais produtores compreendam a importância da legalização e, no próximo ano, possam também mostrar a qualidade de seu trabalho e se tornarem finalistas,” afirmou Viviane Baldin, proprietária da Cachaça da Torre.

“Estamos vivendo um momento de transição, que sai do cachacismo exacerbado para bons apreciadores e bons produtores da bebida. O Concurso Cachaça.SP é um marco para o setor ao destacar o cuidado, a excelência e o esforço dos produtores paulistas, especialmente os familiares, que são os grandes protagonistas dessa história,” disse Laura Vicentini, presidente da Câmara Setorial da Cachaça Paulista.

O Concurso Cachaça.SP 2024 celebra o trabalho, a tradição e a evolução do setor, consolidando a cachaça paulista como referência nacional em qualidade e inovação. Além da premiação, o evento contou com uma feira de degustação aberta ao público, aproximando consumidores e produtores e valorizando ainda mais a cultura da cachaça de qualidade.

Você sabia?
São Paulo é o maior produtor de cachaça no Brasil: segundo levantamento da Secretaria de Agricultura, são mais de 400 unidades que produzem a bebida em território paulista, o que representa 45% da produção nacional.

  • cachaça
  • Circuito das Águas Paulista
  • Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista