Cinco empresas da região do Circuito das Águas conquistaram dez certificados no 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) em parceria com a Câmara Setorial da Cachaça Paulista. A premiação foi realizada no dia 3 de dezembro. Conheça as empresas premiadas:
• Brisa da Serra (Monte Alegre do Sul): 1 ouro e 1 prata
• Fina Flor (Monte Alegre do Sul): 1 ouro
• Cachaça da Torre (Amparo): 2 pratas
• Alambique Pioneira (Socorro): 1 ouro e 1 prata
• Benedetti (Amparo): 1 ouro e 2 pratas
Os produtores das nove cidades do Circuito das Águas Paulista buscam a certificação de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência para suas cachaças, destacando a qualidade do solo fértil e das fontes de água mineral da região. A iniciativa, fomentada e financiada pelo Sebrae, visa impulsionar a competitividade no mercado e proteger a origem dos produtos, fortalecendo o setor artesanal e orgânico local.
“Ver as cachaças do Circuito das Águas Paulista ganharem destaque no cenário estadual é uma grande satisfação para nós do Sebrae-SP. Essas conquistas são o reflexo do talento e da dedicação dos produtores da região que atendemos, aliados a um trabalho estratégico de orientação e apoio técnico que desenvolvemos em parceria com a Associação dos Produtores de Cachaça do Circuito das Águas Paulista (APCCAP). Cada certificado conquistado no Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista é uma celebração da excelência e do esforço coletivo, que elevam o nome da nossa região como referência em qualidade e tradição. Estamos comprometidos em continuar lado a lado com esses empreendedores, fortalecendo ainda mais esse setor que é tão importante para a nossa cultura e economia”, disse Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP.
“O sentimento é de gratidão, pois isso reflete o resultado do nosso trabalho. Os bastidores não mostram todo o esforço dedicado para produzir um produto de qualidade, e receber essas certificações, sem dúvida, demonstra que nossa empresa está no caminho certo. Espero que mais produtores compreendam a importância da legalização e, no próximo ano, possam também mostrar a qualidade de seu trabalho e se tornarem finalistas,” afirmou Viviane Baldin, proprietária da Cachaça da Torre.
“Estamos vivendo um momento de transição, que sai do cachacismo exacerbado para bons apreciadores e bons produtores da bebida. O Concurso Cachaça.SP é um marco para o setor ao destacar o cuidado, a excelência e o esforço dos produtores paulistas, especialmente os familiares, que são os grandes protagonistas dessa história,” disse Laura Vicentini, presidente da Câmara Setorial da Cachaça Paulista.
O Concurso Cachaça.SP 2024 celebra o trabalho, a tradição e a evolução do setor, consolidando a cachaça paulista como referência nacional em qualidade e inovação. Além da premiação, o evento contou com uma feira de degustação aberta ao público, aproximando consumidores e produtores e valorizando ainda mais a cultura da cachaça de qualidade.
Você sabia?
São Paulo é o maior produtor de cachaça no Brasil: segundo levantamento da Secretaria de Agricultura, são mais de 400 unidades que produzem a bebida em território paulista, o que representa 45% da produção nacional.