Troca de experiências, palestras, painéis com conteúdo técnico e oportunidades de conhecer mais sobre a valorização de produtos locais. O 6º Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas – Origens Brasileiras, considerado o maior encontro sobre a temática realizado no país, reúne produtores, empresas, instituições, especialistas e interessados no tema nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29 de novembro, em São Paulo.
O evento tem como foco a valorização dos produtos com origem e na disseminação do conceito de origem controlada e sua relevância para nichos de mercado. A programação dos dois dias aborda conteúdos técnicos e boas práticas de gestão, importantes para o fortalecimento do papel das IGs e MCs no desenvolvimento de territórios e na formulação de políticas públicas.
O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, participou da abertura do encontro e destacou a satisfação em falar em nome do Sistema Sebrae. “O trabalho de fortalecer, construir e garantir a certificação das IGs envolve parceria. Uma ação de todos que compõem a governança na construção das identidades, de produtos singulares e que precisamos valorizar cada vez mais”, afirmou.
O presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Júlio César Moreira, ressaltou a importância das IGs para agregar valor e garantir a qualidade dos produtos e serviços nacionais e disse que o INPI está reforçando a estrutura da área de IG para impulsionar o ativo e chegar a 400 indicações geográficas no Brasil. Atualmente, existem 123 IGs brasileiras.
A abertura também contou com a presença de Andréa Macera, secretária de Competitividade e Política Regulatória; Mariano Riccheri Ponferrada, líder do Programa AL-INVEST Verde DPI e Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO); Renaud Gaillard, conselheiro Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial Francês na América Latina; Heliton Lugarini, diretor da Associação Brasileira das Indicações Geográficas; e Renato Soares, assessor especial do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Participação
A empreendedora Rislaine Correa, da Rainha da Flor, estava no evento para divulgar a IG do Mel de Melato de Bracatinga. A produtora explica que Bracatinga é uma árvore nativa do Sul do Brasil e um inseto chamado cochonilha se alimenta da seiva da árvore, expelindo uma gotícula doce. As abelhas se alimentam desse líquido e produzem o mel exclusivo. Segundo Rislaine, muitas pessoas não conhecem o produto, mas trata-se de um mel com menor concentração de sacarose, maior quantidade de minerais e propriedade anti-inflamatória e antioxidante.
A IG engloba abrange 134 municípios em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. “A Indicação Geográfica é um reconhecimento de um produto raro e representa a abertura de novos mercados, inclusive para a exportação”, destacou Rislaine.
O presidente da Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama, Valdir Duarte, marcou presença no encontro para trocar experiências e assistir as palestras. O pedido de IG do Café do Vale da Grama foi protocolado em 4 de julho de 2023. “Estamos na expectativa e acreditamos que a IG vai proporcionar um maior acesso ao mercado. Temos um café de excelente qualidade e a IG vai contribuir para valorização do produto”, contou.
Experiência
Durante os dois dias, o público poderá participar de degustações guiadas por especialistas e saborear cafés, queijos, mel, cachaça, vinhos e espumantes. Além disso, haverá espaço para participação em oficinas para tratar de temas atuais, como estratégias para vendas digitais, design e extensão tecnológica, turismo de experiência, combate à usurpação de IGs e marcas coletivas, entre outros.
A realização do Evento Internacional é feita pelo Sebrae, em parceria com Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Embaixada da França / INPI França, Associação Brasileira das Indicações Geográficas (Abrig), Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) / AL-INVEST Verde DPI e Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi).