ASN SP
Compartilhe

Programa de capacitações ‘Qualifica São Sebá’, em parceria com o Sebrae-SP, forma mais de 4 mil pessoas

A formatura dos participantes ocorrerá em 17 de dezembro
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O programa municipal ‘Qualifica São Sebá’ realiza a formatura de mais de 4 mil pessoas no próximo dia 17 de dezembro. As capacitações profissionalizantes foram gratuitas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A iniciativa é da Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).

Segundo Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP, a parceria nesse programa foi extremamente gratificante. “Acreditamos na capacitação dos profissionais e na motivação que isso gera. Sabemos da importância da união dos setores públicos e privados e ver a realização de um projeto com tanta assertividade é motivo de comemoração”, afirma.

“O programa é voltado para a capacitação profissional e a inclusão social dos cidadãos do município. Objetivamos oferecer cursos e treinamentos que ajudem os participantes a aprimorar suas habilidades e aumentar suas chances de empregabilidade. As capacitações abrangem diversas áreas, como administração, turismo, tecnologia da informação, construção civil e empreendedorismo, entre outras. E são oferecidas em parceria com as instituições Sebrae-SP, Senac e Senai. Além da capacitação, a Prefeitura também oferece suporte àqueles que querem empreender e abrir o seu próprio negócio através da Sala do Empreendedor com o suporte do Sebrae e Banco do Povo”, conta Jéssica Marcelo, secretária de Desenvolvimento Social do município.

Os segmentos atendidos entre os meses de junho e novembro, em todo o município foram: alimentação fora do lar, meios de hospedagem e casas de temporada, eventos e casamentos, economia criativa, ambulantes e as capacitações envolvendo comerciantes e prestadores de serviços do município, durante os encontros de capacitação multisetoriais. Os servidores do município também foram contemplados com cerca de 60 vagas para turmas exclusivas de MBAs de Gestão de Negócios e Gestão Pública Empreendedora.

Além dos segmentos atendidos, o Sebrae-SP também ofereceu, por meio da Faculdade Sebrae, cursos de curta duração com os mais diversos temas de conhecimento: Business Intelligence e Métricas Estratégicas, Crescimento por Tecnologias Digitais, Desenvolvimento Pessoal, Liderança e Pessoas, Estratégia de Vendas e Negociação, Estratégias para o crescimento dos pequenos negócios: franquias, Finanças e Planejamento Pessoal, Gestão Financeira de Curto Prazo, Inovação e novos modelos de negócio, Marketing e Comportamento do Consumidor, Transformação do mercado de trabalho e Desafios Futuros, entre outros.

Daniela Maria de Arruda participou do programa Empretec e fez os cursos de excelência no atendimento e turismo comunitário, meios de hospedagem, preparatório para os ambulantes, entre outros. “Por meio do programa Qualifica, juntamente com o Sebrae-SP e sua equipe maravilhosa, estou motivada a continuar estudando até começar a temporada e voltarei a fazer os cursos no ano que vem, pós temporada. Além das formações, fui à Feira do Empreendedor com o ônibus do Sebrae-SP e só tenho a agradecer. Minha filha e meu esposo também participaram das qualificações. Realizei o sonho de ser ‘empreteca’ e de concluir a faculdade de Finanças”.

A artesã Filomena Margarida dos Santos, que trabalha com madeira e produtos descartados, também participou de vários cursos do Sebrae-SP nos últimos anos e está muito feliz com os resultados. “Atualmente, fiz economia criativa para artesãos e adorei. O conteúdo é fácil de entender e me ajudou muito a melhorar o meu trabalho com relação a precificação, exposição dos produtos e cálculo do tempo de produção, além de definição do público-alvo, como receber clientes e entender qual é o meu produto mais vendido e mais lucrativo. Fiz ainda a capacitação de turismo comunitário, que complementou o primeiro. Os cursos do Qualifica São Sebá agregaram mais conhecimento no meu trabalho e na minha vida. Agora, pretendo fazer a faculdade do Sebrae-SP. Foi muito positivo ver a união da comunidade. Isso ajuda com o nosso trabalho de divulgação dos pontos turísticos, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião”, conta.

-

Programa municipal ‘Qualifica São Sebá’ 

Considerado o maior programa de qualificação profissional gratuito do Litoral Norte, este ano foram investidos cerca de R$ 10 milhões em recursos públicos municipais, com a oferta de mais de 10 mil vagas que abrangem diversas áreas com as características econômicas do município e tendo como público-alvo munícipes, empresários, empreendedores, servidores públicos municipais, ou seja, em atendimento a toda a gama econômica da cidade.

As capacitações foram firmadas por convênios e parcerias com sete instituições públicas – governos federal, estadual e municipal – e privadas, sendo elas, programa ‘Qualifica SP’, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae-SP),Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), programa ‘Transformar’ da Petrobras/Transpetro, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O projeto ‘Qualifica São Sebá’ integra formação, emprego e renda. São 12.268 vagas distribuídas em 552 turmas, em 156 capacitações profissionalizantes gratuitas, que ocorrem de Costa Norte à Costa Sul da cidade, por aulas on-line, presenciais e em ‘carretas salas de aula’.

  • qualifica são sebá