ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP participa de lançamento de projeto de saúde voltado às mulheres do campo em Divinolândia

De iniciativa da Faesp/Senar, ‘Semear é Cuidar’ conscientiza sobre cuidados com a saúde de produtoras rurais
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP participou, na cidade de Divinolândia, do lançamento do ‘Semear é Cuidar’, projeto da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) que leva informação e conscientização sobre cuidados com a saúde, prevenção ao câncer de mama e um mix de exames ao alcance de mulheres empreendedoras ligadas ao campo. O evento foi realizado no dia 6 de novembro e reuniu cerca de 30 mulheres.

A ocasião contou com a palestra de Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp. “No Brasil, 86% das mulheres que vivem no campo não têm oportunidade de fazer uma mamografia anualmente. Levamos essa preocupação ao Senar-SP, que tem um programa chamado Promovendo a Saúde no Campo, e a partir daí surgiu o Semear é Cuidar”, afirmou. O Semear é Cuidar proporciona que mulheres realizem o exame de câncer de mama e, em caso de suspeita, sejam inseridas no sistema público de saúde para dar continuidade ao tratamento.

Regularmente, as Semeadoras fazem o lançamento do projeto em municípios do interior paulista, com a participação dos sindicatos rurais, para levar informação e um combo de exames para até 50 mulheres em cada localidade visitada. O Sebrae Delas, a ONG Orienta Vida, a Secretaria da Mulher do Governo de São Paulo e outras entidades parceiras viabilizam as ações.

O gerente regional do Sebrae-SP Marcos Kremer destacou a importância da ação. “O projeto de atenção à saúde é muito bem-vindo às produtoras rurais e demais mulheres trabalhadoras do campo que oferecem o próprio suor às suas famílias e ao trabalho. E nós do Sebrae-SP estamos intrinsecamente ligados às iniciativas que promovam o bem-estar das mulheres, especialmente àquelas que dedicam suas vidas à atividade na agricultura”, disse.

Em dinâmica oferecida às participantes, Cibele Gulin, analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do Sebrae Delas na região, destacou a necessidade do olhar à saúde feminina, com foco no apoio, incentivo às ações e o fortalecimento do empreendedorismo entre as mulheres. “É fundamental pausarmos atividades do cotidiano para olhar com carinho e atenção para nossa saúde, em especial à saúde emocional. A prática da inteligência emocional proporciona o desenvolvimento do amor-próprio, que está diretamente conectado ao suporte que uma mulher precisa, principalmente ao receber um diagnóstico de câncer de mama”, detalhou.

Participações
O lançamento do ‘Semear é Cuidar’ contou com a presença do prefeito de Divinolândia, Antonio de Pádua Aquisti, o Padoca; o vereador Marco Antonio Coelho, representando a Câmara de Vereadores; Élica Cancian Feltran, representando o Departamento Municipal de Saúde; Naiara Fabris e Liliana Aparecida Ferreira, ambas representando o Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista (Conderg); e Francisco Sergio Lange e Elen Fabiana Raimundo Restani, respectivamente presidente e coordenadora/gerente do Sindicato Rural de Divinolândia.

Também marcaram a presença: Giovanna Megale da Silva e Gabrielle dos Santos, da Associação Comercial e Empresarial (ACE Divinolândia); Murilo Francisco Tesolin (Diobem); Francine Franchi Moda (ONG Siga); da Acrisa – Associação do bairro Ribeirão do Santo Antonio: Daris Henrique Fagundes, Geofran Douglas Prado e Alcione Rodrigues da Silva; Carmen Silvia de Ávila da Costa, da Associação dos Cafeicultores de Montanha (Aprod); e da enfermeira Joana Darc’s Della Torre, da Unidade de Saúde do bairro Ribeirão do Santo Antonio.

  • Divinolândia
  • sebrae-sp
  • Semeadoras do Agro