ASN SP Atualização
Compartilhe

Jornada da Joia na FE24 evidencia cadeia de produção em Limeira: ‘Ensina ao empreendedor como comprar, lucrar e investir

Empresários limeirenses participaram de atração inédita que mostra o modelo de negócio das indústrias da capital nacional da joia folheada
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe
Jornada da Joia reúne empreendedores de Limeira na FE24 (Foto: Marco Ankosqui/Sebrae-SP)

A Feira do Empreendedor 2024 (FE24) do Sebrae-SP teve uma atração inédita que evidenciou o mercado e a cadeia de produção de semijoias de Limeira: a Jornada da Joia. O evento, que ocorreu de 11 a 14 de outubro, contou com a participação de sete empresários Limeira – cidade que é desde 2017 a capital nacional da joia folheada. Eles montaram seus estandes em um quarteirão próximo à rua principal e mostraram como funciona a cadeia de produção das joias folheadas, dos brutos à embalagem.

É o caso da Uzzi Brutos, indústria que produz semijoias de latão, desde a borracha, até o desenvolvimento e industrialização das peças. A empresa participou da Jornada da Joia e a CEO, Fernanda Furlan, conta que o intuito foi mostrar um modelo de negócio lucrativo. “A gente quis trazer esse mercado e essa visão para apresentar para as pessoas como funciona para você empreender na semijoia. Você não precisa ter um investimento muito alto. Hoje nós trouxemos um kit no valor de R$ 997 para você começar a investir. Nós temos o mínimo na loja, mas aqui na feira nós trouxemos essa condição especial”, explica.

Durante a FE24, as empresas da Jornada da Joia comercializaram esse “kit” com os produtos e condições especiais para que os interessados em empreender nesse mercado pudessem começar. O lucro para o empreendedor pode variar de 350% a 500%, segundo os empresários do setor. “A Jornada da Joia, ensina ao empreendedor a como comprar, como lucrar, como investir corretamente e entender como ele pode começar essa jornada desse negócio”, explica. “Está sendo uma experiência incrível. A expectativa está altíssima e a gente vê que realmente vai trazer o resultado que nós precisamos. O objetivo maior é trazer a visibilidade para o mercado de semi, do bruto”, complementa Fernanda.

Jornada da Joia reúne empreendedores de Limeira na FE24 (Foto: Marco Ankosqui/Sebrae-SP)

Ela explica que entre os maiores desafios de empreender nesse segmento é entender o cenário atual e acompanhar as atualizações do mercado e que estar na Feira do Empreendedor é essencial nesse aspecto. “Chegamos aqui e foi encantador. Ver as atualizações, conhecer pessoas e até abrir a nossa mente para ver outros negócios, outros investimentos futuros […] A gente sempre tem que estar antenado a tudo. Estando aqui uma empresa de bruto, uma indústria, eu vejo que é uma evolução para o nosso mercado e para nossa grande Limeira”, completa.

A Magri Folheados, uma indústria que atua no setor de galvânica (banhos), também participou da Jornada da Joia. Segundo o empresário Diego Vaz, o intuito foi buscar fortalecimento da marca e do mercado como um todo. “Nós estamos aqui para apresentar o banho para as pessoas leigas, mostrar que a peça no bruto pode ser transformada em uma semijoia, com apenas um banho”, afirma. Ele contou que muitas pessoas se interessaram pelos estandes, pararam para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o mercado e sobre como empreender no setor. Dentro do espaço da empresa na FE24, ele montou o equipamento usado para o banho das peças para que o público pudesse conferir como funciona e se informar.

Assim como nas demais empresas da Jornada, os empreendedores potenciais puderam adquirir os produtos para começar seu negócio. “Viemos com esses kits para serem vendidos aqui, que é nosso modelo de negócio. A pessoa pode investir R$ 999 e pode ter chance de lucros de três a cinco vezes o valor”, explica.

Jornada da Joia reúne empreendedores de Limeira na FE24 (Foto: Marco Ankosqui/Sebrae-SP)

Jornada da Joia

“A jornada foi uma idealização de um grupo de empresários que se reuniu com o objetivo de acessar mercado, oferecendo toda a experiência da cadeia, tanto no momento da ideação do produto até o momento da comercialização. Essa cadeia se dá em função do processo de transformação e de agregação de valor. Desde o momento que você concebe a joia através de design, no momento que você materializa através do bruto, no momento que você aplica o brilho através da galvânica e no momento que você comercializa através da embalagem”, explica o consultor de negócios do Sebrae-SP Anderson Santos.

Ele afirma que além de “vender” o modelo de negócio, o intuito é oferecer um novo acesso ao mercado, reposicionar o setor de joias folheadas e buscar novas oportunidades de negócios. E a Jornada foi um sucesso: “Foi muito além da expectativa. Realmente o retorno que a gente está recebendo está sendo muito atraente. Os nossos expositores estão muito satisfeitos e já fazem planos para a próxima edição em 2025. Aliás, a tendência é dobrar o número de participantes da Jornada da Joia.”

Anderson também explica que, além dos sete participantes da Jornada, outras empresas de Limeira, também do setor de joias folheadas, participaram da Feira do Empreendedor com estandes em outros locais.

  • Jornada da Joia FE24
  • Jornada da Joia Limeira