A 5ª edição do Conecta Rural reuniu cerca de 260 pessoas ao longo desta sexta-feira (8), no Engenho Central de Piracicaba. O evento teve a participação de produtores locais, com comercialização de alimentos feitos de forma artesanal, além de rodas de conversa com as instituições participantes e programação musical. O encontro tem como objetivo unir segmentos que trabalham direta e indiretamente para o desenvolvimento rural sustentável do município, focando na aproximação dos agricultores com a população e instituições do setor.
Nesta edição, o Conecta é uma parceria do Sebrae-SP com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Segundo o analista de negócios do Sebrae-SP, Renan D’Aragone, o evento é uma oportunidade de incentivar a interlocução entre os municípios, especialmente nesta 5ª edição que foi voltada justamente para a Região Metropolitana de Piracicaba.
“Estar próximo dessas instituições participantes e do próprio produtor é uma oportunidade de estreitar relacionamento, de fazer novas conexões e direcionar um trabalho em conjunto para objetivos mútuos, que vão atender necessidades locais dos produtores, ajudar também os seus parceiros e atingir os objetivos dentro da região. Além disso, cumprir a missão do Sebrae-SP, que é atender, fomentar o empreendedorismo e criar caminhos para que o produtor possa aumentar o faturamento e gerar renda para as famílias”, explica.
De acordo com a secretária da Sema, Nancy Thame, o intuito é unir as instituições, os agricultores, as cooperativas, sindicatos e outras entidades participantes para difundir conhecimento. “A ideia do Conecta é tirar um dia para trocar informações, ter um minutinho para nos sentarmos juntos e nos unirmos para as transformações da agricultura sustentável, porque tem muita coisa que às vezes é desconhecida. É um momento de união, de troca de informações, de andar para frente. É uma via de mão dupla, os agricultores aprendendo com as instituições e as instituições com agricultores”, afirma a secretária da Sema, Nancy Thame.
Mauricio Perissinotto, engenheiro agrônomo e diretor técnico da Cati regional de Piracicaba, diz que a ideia de reunir no mesmo local as instituições ligadas ao setor é “espetacular”. “Porque o produtor que vem até esse local consegue tirar dúvidas de várias instâncias, de vários setores ligados à sua produção agropecuária. Essa ideia de reunir todo mundo, colocar todo mundo para conversar, é muito legal, dá a possibilidade de estreitar parcerias”, completa.
Networking
Um dos produtores participantes, Ricardo Zago, da Raj Laticínios, comentou que o evento é muito positivo e dá a possibilidade de os expositores fazerem networking e divulgarem seus produtos. Ele levou para o encontro uma banca com os produtos que comercializa para degustação: coalhada seca, cream cheese, queijo árabe e manteiga ghee. O local ficou lotado de interessados em provar.
“A visibilidade e a participação do público são sempre muito bem-vindas aqui. E toda vez que a gente faz essa mesma demonstração, o pessoal adere. É muito bom para a gente. O pequeno produtor está próximo do público. Todas as feiras a gente consegue vários parceiros, inclusive comerciais, para a gente poder trabalhar. Então aqui é uma boa fonte para a gente poder conhecer outros parceiros e amigos da área de gastronomia”, comemora.
A empresária Francine Tavares de Souza, da Delícias de Piracicaba D’Fran, também levou seus produtos ao Conecta e afirmou que a experiência é sempre boa. Ela produz e vende alimentos especiais de milho verde feitos de forma artesanal. “É um evento que, além de ser bom para vendas, é bom para network. A gente faz muito contato, trabalha com pessoas diferentes. Eu vim para buscar esses contatos e crescer o perfil do meu trabalho”, explica.
Francine também afirmou que o conhecimento obtido ao longo do evento, por meio das instituições e das rodas de conversa, também é importante para seu negócio. “Eu preciso conhecer a semente, conhecer o que está crescendo no agro, para eu poder melhorar a produção dos meus produtos”, finaliza.
Mostra paralela
Em paralelo à 5ª edição do Conecta, a Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Deputado Roque Trevisan (Fatec) promoveu a 14ª edição da Alimentec – Mostra de Projetos Interdisciplinares do curso Superior de Tecnologia em Alimentos em parceria com a Sema. O objetivo foi dar visibilidade aos trabalhos inovadores na área de alimentação, assim como mostrar a relevância do curso superior de tecnologia em Alimentos para toda a comunidade, já que o evento todo vem com essa proposta de aproximar os agricultores e as instituições da população.