O Sebrae-SP, em parceria com o Conselho Rural, Divisão de Agropecuária, Associação Comercial, Casa do Agricultor e Prefeitura Municipal, realizou na manhã da última segunda-feira (4), a primeira reunião de planejamento participativo da Agricultura Familiar de Capão Bonito.
A reunião teve como objetivo a construção de um plano de desenvolvimento do setor. Neste primeiro momento, os participantes destacaram todos os pontos positivos e negativos da agricultura familiar do município e em conjunto estabeleceram quais são as prioridades que necessitam de melhorias e quem serão os responsáveis por realizá-las.
“Na próxima etapa vamos construir um relatório do que foi elencado dentro dessa reunião e vamos produzir um documento formal que ficará disponível na Casa do Agricultor de Capão Bonito para consulta”, explica o consultor de negócios do Sebrae-SP, Eduardo Galvão.
Em relação aos pontos negativos destacados pelos participantes durante a oficina, Galvão explica que o Sebrae-SP vai encaminhar este estudo também para os responsáveis pelas melhorias. “A meta é conseguirmos sanar as dificuldades do pequeno produtor para que ele possa fomentar o seu negócio e consequentemente movimentar a economia da cidade”, finalizou.
Participaram da reunião presidentes de associações de bairros, representantes de cooperativas e associações da agricultura familiar, além de representantes da Prefeitura, produtores rurais e vereadores.