ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP ministra curso para fortalecer o turismo do Alto Vale do Ribeira

Empresários, agentes públicos e sociedade civil formaram um comitê, apresentaram propostas para fomentar o turismo local e se comprometeram em fortalecer o setor no Alto Vale do Ribeira
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Curso foi realizado com 30 pessoas do Alto Vale do Ribeira (Foto: Sebrae-SP)

O Sebrae-SP, em parceria com as Prefeituras de Apiaí, Barra do Chapéu, Itaóca, Itapirapuã Paulista e Ribeira, realizou entre os dias 29 de julho a 29 de outubro, o curso piloto ‘Fortalecimento da Governança de Turismo Local e Regional’, no Alto Vale do Ribeira.

Esta iniciativa do Sebrae-SP faz parte do programa de desenvolvimento para os municípios e tem por objetivo criar soluções para o desenvolvimento do turismo do Sudoeste Paulista e Alto Vale do Ribeira.

O curso teve como objetivo criar uma governança do turismo regional, envolvendo empresários, Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR), apoiadores, agentes públicos e sociedade, que contribuíram para proposições de ações orquestradas e necessárias ao desenvolvimento do setor. Participaram da governança 30 pessoas, que agora fazem parte do Comitê de Desenvolvimento do Turismo do Alto Vale do Ribeira.

Durante os três meses ocorreram encontros presenciais na Associação Comercial de Apiaí e também encontros remotos, dos quais foram produzidas uma série de ações que serão realizadas pelo grupo de participantes.

“O turismo é composto por diversos atores que fazem parte do poder público e da iniciativa privada. Esses atores são como as engrenagens do turismo e precisam de uma gestão ou governança para que seu desenvolvimento seja representativo para todos os envolvidos. Essa governança visa desenvolver ações e apoiar as gestões públicas municipais na execução de atividades da qual estimule o crescimento do turismo rural, gastronômico e de aventura. As ações propostas pelos participantes pretendem promover o crescimento sustentável do setor, atrair mais visitantes, e oferecer experiências diversificadas e de qualidade, beneficiando toda a região e seus atores envolvidos”, destaca o consultor de negócios do Sebrae-SP, André Scalco, que acompanhou todo o processo e ofereceu suporte técnico para os participantes do curso.

Para a autônoma Maria Sheyla Gomes, o curso foi importante e deverá contribuir para o desenvolvimento do turismo regional. “Achei o curso muito proveitoso. O estudo realizado permitiu avançar na identificação de problemas e como resolvê-los. Além disso, nos permitiu criar expectativas de fortalecimento do turismo no Alto Vale do Ribeira. Espero que o grupo criado consiga dar continuidade ao planejamento realizado, implementando as ações definidas”, contou.

  • Sebrae Alto Vale do Ribeira