Mais de 40 estudantes de cursos técnicos e de graduação do Vale do Ribeira participaram do Bananathon (adaptação do termo Hackathon) – maratona de inovação voltada para a bananicultura. O evento foi realizado no dia 18 de outubro, numa parceria entre Sebrae-SP, Instituto Federal, Senai, Unesp, Senac, Escola Técnica Paula Souza e Faculdade de Tecnologia (Fatec).
Divididos em seis equipes, os alunos passaram o dia no Senai desenvolvendo soluções para a Indicação Geográfica da Banana, especialmente na área de rastreabilidade e apresentação do produto para o consumidor.
“Os participantes tiveram que pensar numa forma de organizar os produtores que seriam cadastrados na Indicação Geográfica e depois encontrar uma forma de fazer essa apresentação para o público, como um site ou algum selo que fosse colado no produto”, explica o professor do Instituto Federal de Registro, Raphael de Abreu Alves e Silva.
A avaliação das propostas foi feita pela Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar) e pela CooperCentral VR, que também patrocinaram a maratona. A equipe vencedora recebeu troféu e premiação em dinheiro.
Para o consultor de negócios do Sebrae-SP, Ricardo de Oliveira, a maratona de inovação contribui para aproximar a pesquisa acadêmica e as instituições de ensino às práticas de mercado. “O desafio estimula as práticas empreendedoras e promove momentos de aprendizado e experiência para os alunos, além de contribuir com o surgimento de ideias inovadoras”.
O Bananathon integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre até o dia 27/10 com o tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”.
Indicação Geográfica
As soluções apresentadas na maratona poderão auxiliar os produtores de banana no registro de Indicação Geográfica (IG), conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem. A solicitação da IG para a banana do Vale do Ribeira foi protocolada pela Abavar em março deste ano junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), num trabalho desenvolvido em conjunto com o Sebrae-SP e Instituto Federal de São Paulo.
A IG é uma certificação que atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria ao produto, que o distingue dos similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.