A 13ª edição da Feira do Empreendedor recebeu, ao longo dos quatro dias de evento, no SP Expo, zona sul da capital paulista, mais de mil pessoas do Vale do Paraíba, Vale Histórico e Litoral Norte. O Sebrae-SP organizou mais de 77 missões empresariais de 419 municípios para participarem do evento, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de outubro.
Com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora no país, o evento reuniu expositores de diversos setores (moda, doces, bebidas, presentes, comidinhas), estandes de parceiros públicos (prefeituras, agências de fomento econômico) e privados (fintechs, software services), ao lado de conteúdos exclusivos com especialistas do mercado e consultoria do Sebrae em espaços temáticos (crédito, tecnologia, gestão financeira, marketing, soluções digitais etc.).
“Participo desde a primeira edição da Feira do Empreendedor, quando estive no espaço de atendimento. Ao longo dos anos, a feira foi tomando uma proporção enorme. Ela oferece para o expositor uma grande visibilidade para o seu produto ou serviço, além de conteúdo oferecido simultaneamente, sempre gratuito e muitas possibilidades de aprendizado, networking e consultoria. Nosso objetivo aqui no Espaço Valide o Seu Negócio, onde estou esse ano, por exemplo, é de orientar o empreendedor para que consiga estruturar as suas ideias, ajustar a rota, inovar e buscar essa inspiração para estruturar o pensamento no momento de montar uma nova empresa”, afirma Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP.
Conhecimento
Nas caravanas do Sebrae-SP, a busca por conhecimento foi um dos objetivos mais citados. A professora Érika Cássia Santos, de São José dos Campos, que dá aulas do 6º ao 9º ano em escola municipal, foi buscar mais recursos para os seus alunos. “Participo do Programa JEPP (Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos), desenvolvido pelo Sebrae, que tem como objetivo despertar a cultura empreendedora no período do ensino fundamental, o que ajuda os jovens a pensarem em um futuro melhor. Eu vim buscar mais bagagem para trabalhar com eles temas como sustentabilidade e inovação. E ver como a feira foi totalmente pensada para ser sustentável foi muito legal”, conta.
Paula Fernanda Pires dos Santos, do Gira Mundo Moda Kids Sustentável, foi à feira pela segunda vez. Cliente Sebrae desde 2021, quando buscou orientações para o seu negócio, ela focou nas novas possibilidades para a moda circular. “Vim para entender melhor sobre e-commerce e mais sobre o mercado digital. Foi excelente!”, afirma.
A empreendedora Rogiellen Santos de Siqueira Oliveira, da empresa RE Magnifique, participou da feira pela primeira vez e buscou com o evento aprendizado e networking. “A minha história com o Sebrae vem desde quando eu abri o meu negócio e segue até hoje. Estar aqui é muito importante para o meu crescimento”.
Sebrae Comunidades
Mariana Garcia, analista de negócios do Sebrae-SP, que estava no apoio ao espaço Shopping Compre do Pequeno durante a feira, conta sobre como o programa Sebrae Comunidades atua na criação de potenciais oportunidades para a geração e aumento de renda para pessoas que, muitas vezes, ainda não se enxergam como empreendedores. “Poder virar essa chave é muito especial. Tenho visitado muitas instituições e projetos que trabalham com a inclusão produtiva e estar aqui é muito importante pela oportunidade que eles têm a partir desse movimento”, diz.
Uma das expositoras do espaço Shopping Compre do Pequeno, Ana Beatriz Hilário, da Antonieta Antepastos, esteve na feira pela primeira e afirma que o relacionamento com o Sebrae é antigo e vem desde cursos livres, de boas práticas, assessoria de precificação e outros eventos. “Viemos à feira para fortalecer a nossa marca, para apresentar nossos produtos a novos clientes e para adquirir mais conhecimento e crescer ainda mais. Estamos muito felizes em fazer parte.”
Confira a entrevista completa da empreendedora Ana Beatriz durante a Feira do Empreendedor: https://www.youtube.com/watch?v=emiN1P3RRkY.