A Feira do Empreendedor 2024, promovida pelo Sebrae-SP, contou com estandes de prefeituras de duas cidades da região de São João da Boa Vista (Espírito Santo do Pinhal e São Sebastião da Grama), com dezenas de empreendedores desses municípios expondo no local. Outros quatro expositores clientes de relacionamento do Sebrae-SP na regional estiveram presentes no evento: Massa Palha, de Engenheiro Coelho; Casa do Engenho, de Mococa; Cooperativa Agropecuária de Caconde e Região (Coopac), de Caconde; e Prosa Caipira, de Divinolândia. O evento também contou com a presença de 14 missões que partiram da região.
A FE24, como é chamada, viabiliza um acesso diferenciado desses pequenos empresários ao mercado, facilitando o mapeamento de novas oportunidades. Já para os visitantes, a Feira é uma possibilidade de ampliar contatos e conhecer as tendências do mundo dos negócios.
Realizada de 11 a 14 de outubro, no São Paulo Expo, na capital, a Feira do Empreendedor ocorreu em um espaço de 52 mil metros quadrados e reuniu mais de 1.200 expositores. Foram 28 atrações, como palestras-show de figuras renomadas no cenário empreendedor nacional, distribuídas em seis eixos temáticos.
A Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama, entidade que representou cerca de duas dezenas de produtores rurais, expôs em área destinada à Prefeitura de São Sebastião da Grama, e destacou a marca-território Vale da Grama. “Até então era conhecida como os cafés que levam essa marca, mas agora, por conta do processo da Indicação Geográfica (IG) que está em andamento no INPI [Instituto Nacional da Propriedade Industrial], expandimos a Vale da Grama como marca-território, que engloba todos os produtos produzidos no município”, ressaltou Valdir Duarte, presidente da associação.
Na sexta-feira, dia 11, a associação levou a representação de cafés especiais, de produtores que têm suas marcas próprias, e que foram servidos aos visitantes. “Além dos cafés, estamos falando do nosso município, do nosso terroir, que hoje é Vale da Grama, e que também pertence à Região Vulcânica formada por 12 municípios, sendo quatro paulistas e oito mineiros”, destacou.
Com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora, a FE 24 tem como diferencial reunir expositores novatos de diversos setores (moda, doces, bebidas, presentes, comidinhas), estandes de parceiros públicos (prefeituras, agências de fomento econômico) e privados (fintechs, software services), ao lado de conteúdos exclusivos com especialistas do mercado e consultoria do Sebrae-SP em espaços temáticos (crédito, tecnologia, gestão financeira, marketing, soluções digitais etc.).
O produtor de méis e cachaças Luis Sérgio Paulino expôs seus produtos na FE24 e dividiu o mesmo espaço com a Vale da Grama por meio da Expovale, feira mensal que ocorre na cidade gramense e da qual ele integra a comissão de organização. Paulino representou 22 empreendedores de diversos negócios, entre eles, artesanato, ateliê, lanches, pães, cafés, chopes, cachaças, doces, hortifruti, queijos.
“A Expovale surgiu de uma iniciativa do Sebrae-SP na região. Estamos completando um ano e prestigiamos só os moradores e produtores da cidade. E agora, pela primeira vez, representamos esses empreendedores e expomos seus produtos e os nossos. Valorizamos a oportunidade única que recebemos. No meu caso, relancei minha marca de méis e cachaça, e foi muito especial”, afirmou Paulino.
O produtor antecipou que espera retornar na Feira do Empreendedor no próximo ano. “A estrutura foi enorme, tem espaço para todos, do pequeno ao grande empreendedor, e vale muito, como pequeno, participar. É uma grande oportunidade de negócio e no primeiro dia, em pouco mais de quatro horas de exposição, já tinha feito contato e fechei negócio com o Amazonas [Estado]”, disse.
Ainda na sexta-feira (11), a empresária Ana Paula Piazentino, proprietária do Empório Maria Rosa, expôs sua marca no estande cedido pela Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal e representou dezenas de empreendedores do município, do setor do turismo ao de produtos variados. “Já completamos três anos da nossa empresa e achei muito importante o apoio da prefeitura para a ascensão do nosso turismo, para toda essa produção dos vinhos, dos cafés”, disse.
Ana Paula expressou sua paixão por Espírito Santo do Pinhal e concluiu: “Estar e representar esses empreendedores me traz muito orgulho. Foi uma experiência espetacular e recomendo a quem puder visitar a feira numa próxima oportunidade, que vem recheada de networking, possibilidade de negócios, muita coisa para a gente desbravar e crescer”, finalizou.
Missões Empresariais
O Sebrae-SP organizou mais de 440 missões que levaram empreendedores de todo o Estado de São Paulo durante todo o evento, dentre os quais, 14 ônibus com cerca mais de 500 pessoas saíram da região de São João da Boa Vista. Só no primeiro dia, a região contou com quatro missões que levaram 164 visitantes.
Em uma das missões, que partiu da cidade de Mogi Guaçu com 24 empreendedores, estava a empresária Talita de Barros Pereira Stoen, proprietária da Overview Brasil, empresa do ramo de consultoria de gestão corporativa aberta há cerca de três meses.
Após visitar a FE pela primeira vez, a empreendedora avaliou sua participação. “Foi um marco nesse início da minha empresa ainda em desenvolvimento. Para mim foi uma experiência maravilhosa e a gente pôde ver que várias cidades do interior do Estado tiveram suas representações”, afirmou.
Já Thiago Henrique de Mattos, proprietário da Suécia Auto Center, empresa estabelecida em Mogi Guaçu e que está se expandindo para a vizinha Mogi Mirim, levou experiência após participar da missão. “A feira teve um olhar mais abrangente para o marketing digital. Minha empresa, por exemplo, é bem-posicionada, mas entendi que há um espaço onde podemos aproveitar mais, criar leads e gerar mais vendas por meio do marketing digital”, disse.
“A missão que saiu de Mogi Guaçu contou com sete pessoas que visitaram a feira pela primeira vez. Mas todos retornam com pensamentos novos e novas ideias depois de participarem. Com isso, observamos que a adesão tem ido cada vez mais significativa”, comemorou Janaína Aparecida Moretti, agente de atendimento do Sebrae Aqui Mogi Guaçu, que coordenou a missão na cidade.
No sábado (12), outras três missões partiram levando 129 visitantes, mais quatro no domingo (13), com 135 pessoas, e no último dia (14) com 127 visitantes em três ônibus que encerraram as missões.
“A Feira do Empreendedor é um marco e a cada ano vem se ampliando, seja em espaço ou número de participantes. E em 2024, expositores apresentaram soluções ainda mais inovadoras, o que atraiu milhares de visitantes. Os muitos empreendedores da nossa região foram à FE24 em busca de conhecimento, produtos inovadores, networking e possíveis novos negócios, além de tecnologias inéditas. O que nos chamou atenção foi o interesse por entender melhor como funciona e atua a Inteligência Artificial no mundo dos negócios, o que nos mostra que será uma pauta que estará cada vez mais em alta e discussão”, pontuou Marcos Kremer, gerente regional do Sebrae-SP, direto da Arena Conexões na FE24.
Carbono neutro
A neutralização de carbono envolve compensar as emissões de gases do efeito estufa. O Sebrae-SP está muito preocupado com a sustentabilidade do planeta. Por isso, na FE24, a neutralização de carbono abrangeu o consumo de energia, os deslocamentos e a gestão de resíduos durante as três fases do evento: montagem, realização e desmontagem.
:: Confira o vídeo da FE24 ::