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Crie Sebrae lança e-book sobre moda autoral na Feira do Empreendedor

Material aponta cenário, desafios, eventos e ações relacionadas ao segmento
Por Redação
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Cenário, desafios, ações e eventos fazem parte do conteúdo do e-book Moda Autoral, que será lançado pelo Crie Moda Autoral, do Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, liderado pelo Sebrae-SP. O material será lançado no espaço Crie Sebrae na Feira do Empreendedor (FE24), que começa dia 11 e segue até 14 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista. As inscrições são gratuitas.

Dados do IEMI – Inteligência de Mercado mostram a relevância do setor no Brasil. Em 2022, foram gerados R$ 229 bilhões para a economia nacional, sendo R$ 199 bilhões decorrentes do vestuário. Diante de um potencial mercado, a moda autoral tem o desafio de se destacar com um trabalho, muitas vezes, marcado pela criação de peças únicas, que se caracterizam pela originalidade e experimentação. Como os criadores tendem a produzir em menor escala por meio de processo artesanal, os custos de produção são mais altos e são repassados aos produtos.

De acordo com Martha Lopes, consultora de economia criativa do Sebrae-SP, o Crie Moda foi criado para promover ações de sensibilização, capacitação, conexão com mercado e networking a fim de apoiar as pessoas criativas de moda a explorarem todas as suas potencialidades, gerando inclusão produtiva, criação de novos negócios e crescimento para marcas estruturadas.

O e-book mostra o cenário e pontos de atenção para os criadores que buscam um espaço no mercado e aqueles que ainda não enxergam um caminho tão claro de atuação. O material é uma das ações previstas pelo Crie para promover a economia criativa como eixo de desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirma Martha. O e-book estará disponível no site https://crie.sebraesp.com.br/segmentos/moda-autoral.

Painel
O espaço Crie Sebrae na FE24 também vai abrigar um painel sobre a oficina Crie Moda Autoral Trans-Forma, realizada em julho pelo Sebrae-SP e a Casa de Criadores (CdC), na Galeria Prestes Maia, em São Paulo. Dezesseis pessoas transgênero e travestis participantes concluíram o projeto.

A oficina de qualificação profissional em moda teve o foco em inclusão produtiva e sustentabilidade, com processos de reuso e reaproveitamento de materiais, voltada exclusivamente para a população trans. Além das noções práticas, a capacitação contou com palestra do Sebrae-SP sobre empreendedorismo e um desfile para exposição das peças produzidas.

No painel “Qual moda para qual mundo”, durante a FE24, no dia 12, das 18h35 às 19h15, Martha Lopes e André Hidalgo, diretor artístico da Casa de Criadores, vão discutir sobre a capacitação realizada.

De acordo com pesquisa feita entre as pessoas participantes, 96,84% se sentem mais confiantes para atuar e, quem sabe, empreender em moda autoral e 99,92% aprovaram plenamente a metodologia aplicada.

“A oficina Trans-Forma foi um projeto piloto e servirá de base para uma série de ações voltadas para o setor que vamos lançar no ano que vem”, reforça Martha.

:: Confira o vídeo sobre a ação em parceria com a Casa de Criadores ::

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