ASN SP
Compartilhe

Setor de alimentação cresce 26% na região de Presidente Prudente em três anos

Prudente, Epitácio, Venceslau, Dracena e Osvaldo Cruz se destacam no segmento
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O setor de serviços de alimentação, que inclui bares, restaurantes, lanchonetes e similares, registrou um crescimento expressivo na região de Presidente Prudente, impulsionado principalmente por micro e pequenos empreendedores. De acordo com dados do Sebrae, o número de negócios nesse segmento no Oeste Paulista aumentou mais de 26% nos últimos três anos.

Na área atendida pelo escritório do Sebrae-SP em Presidente Prudente, que cobre 54 municípios, o total de micro e pequenas empresas do setor de alimentos passou de 6.269 em dezembro de 2020 para 7.931 em dezembro de 2023, uma alta de 26,51%. Esse salto demonstra a força dos pequenos negócios na economia regional e como o setor tem respondido às novas demandas dos consumidores.

O levantamento é detalhado por município, sendo em Presidente Prudente o maior crescimento (36,55%), com o número de negócios saltando de 1.573 para 2.148. Dracena se destacou com um aumento de 33,80%, subindo de 284 para 380 estabelecimentos. Presidente Venceslau teve um crescimento de 28,04% (de 296 para 379), enquanto Presidente Epitácio e Osvaldo Cruz registraram aumentos de 19,46% e 19,17%, respectivamente.

Segundo José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae-SP, esse crescimento está relacionado à evolução do comportamento do consumidor e às mudanças no estilo de vida pós-pandemia. “O setor de alimentação tem se adaptado rapidamente às novas exigências do mercado, com uma demanda crescente por alimentos saudáveis, práticos e funcionais. A capacidade de reinvenção dos empreendedores locais tem sido fundamental para garantir essa expansão”, ressalta Cavalcante.

Entre os empreendedores que apostaram no setor está Igor Novazzi, que há cinco anos atua no segmento e, em setembro de 2024, inaugurou um restaurante em Presidente Epitácio focado em oferecer comida de qualidade e um atendimento acolhedor. “Estamos completando um mês de portas abertas e já contamos com uma excelente média de público. Acreditamos que o diferencial é um bom atendimento aliado à comida preparada com carinho”, afirma Novazzi.

  • empreendedorismo
  • Presidente Prudente
  • sebrae-sp