ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP debate o uso das ferramentas de Inteligência Artificial para os pequenos negócios do Vale do Paraíba

Palestras ocorreram nas cidades de São José dos Campos, Taubaté e Caçapava
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Rafael de Souza durante a palestra sobre IA para os negócios (Foto: Sebrae-SP)

A Inteligência Artificial está em alta. Essa inovação pode ser aproveitada para impulsionar os pequenos negócios, trazendo maior lucratividade, melhorias da gestão e das práticas operacionais. Com foco em orientar para o melhor uso das ferramentas de IA de maneira simples e prática, o consultor do Sebrae-SP Rafael de Souza, formado em TI e especialista em gestão de pessoas e estratégia de negócios, ministrou palestras nas cidades de São José dos Campos, Taubaté e Caçapava.

“A IA, com a devida curadoria dos conteúdos, pode ser um grande suporte para otimizar processos, reduzir custos, automatizar o atendimento, melhorar as estratégias de marketing digital e de vendas, entre outros. Basta dar a ela os comandos certos e fazer o devido ajuste para que as ferramentas entreguem o que o empreendedor busca. O objetivo dessas conversas é mostrar que é possível utilizar uma infinidade de recursos para que os projetos das empresas caminhem com mais agilidade e qualidade”, conta Rafael.

Os participantes das palestras aprovaram o conteúdo e saíram dispostos a testar a Inteligência Artificial em seus negócios. Andreia Souza, assessora financeira, que está fazendo a transição de CLT para o empreendedorismo, participou da palestra no Sincomércio, em São José dos Campos, e afirmou que o conteúdo ajudou muito. “Eu conhecia apenas uma ferramenta de IA, de maneira bem superficial, e queria aprofundar para aprender a criar vídeos e sites. A palestra foi muito enriquecedora, tanto para o leigo quanto para quem já conhecia um pouco. Ficamos chocados com tantas opções de uso dessa tecnologia.”

Diversos empresários do Vale do Paraíba participaram das palestras (Foto: Sebrae-SP)

O empresário Fábio Ferreira da Silva, da Jaqueira Padaria e Confeitaria, que participou da palestra no Senac em Taubaté, também aprovou o conteúdo. “A minha expectativa em relação à palestra era buscar ferramentas práticas de Inteligência Artificial e estou levando isso. O conteúdo é muito aplicável e eu recomendo”, afirma.

Para Joseane Sobral, psicóloga e sócia-proprietária da JS Consultoria, que também esteve no evento de Taubaté, “as ferramentas de IA podem auxiliar no dia a dia, em especial como assistentes, que ajudam muito a alavancar os negócios, desde que com a devida curadoria dos conteúdos”.

“Queremos reforçar os benefícios nos negócios das pequenas empresas com o uso estratégico da IA. É possível realizar pesquisas mais aprofundadas, de maneira prática, o que traz mais produtividade. Portanto, o empreendedor pode ter mais eficiência na comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores. Vale a pena conhecer e testar as várias IAs e ver qual atende melhor cada necessidade”, conclui Rafael.

Como o Sebrae pode ajudar?

O Sebrae oferece cursos e treinamentos voltados para o uso da tecnologia. Além disso, conta com o Sebraetec, uma rede de prestadores de serviços de tecnologia e, de acordo com a necessidade do empreendedor, promove o acesso a soluções inovadoras e acompanha todas as etapas para assegurar os melhores resultados, de forma customizada e personalizada para o negócio. Para saber mais, acesse: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraetec.

  • Sebrae Caçapava
  • Sebrae Inteligência Artificial
  • Sebrae São José dos Campos
  • Sebrae Taubaté