ASN SP Atualização
Compartilhe

Projeto Semente colhe bons frutos em cidades do Vale do Paraíba

Parceria entre Sebrae-SP e Suzano promove uma jornada de transformação social para mais de 1,5 mil pessoas só em 2024
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe
Projeto Semente possui resultados expressivos em 2024 no Vale (Imagem: Divulgação)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas e a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, já beneficiaram mais de 1,5 mil pessoas, em 2024, em situação de vulnerabilidade social que vivem em cidades na região do Vale do Paraíba por meio do Projeto Semente.  A iniciativa, que tem como objetivo gerar renda e novas oportunidades ao público dessas localidades por meio de capacitações, mentorias e acompanhamento no mercado de trabalho.

Dentre os municípios atendidos pelos Escritórios Regionais do Sebrae-SP na região, por meio do Projeto Semente, estão: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Caçapava, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Piquete, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santo Antônio do Pinhal, Santa Branca, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Silveiras, Taubaté e Tremembé.

Atualmente, o projeto está voltado para a aplicação de cursos de qualificação, conduzido pelo Sebrae e realizado por outras instituições parceiras, como Senac e Senai. O Sebrae-SP oferece capacitação, oportunidades de acesso ao mercado e monitora a evolução dos participantes ao longo do ano.

“Nosso objetivo é promover a inclusão produtiva por meio do empreendedorismo. Queremos gerar negócios, empregos e renda para a população desses locais. O Projeto Semente visa promover uma jornada de transformação social, incluindo formação técnica, orientações sobre soft skills, mentorias e possibilidades de acesso ao mercado, contribuindo para a geração de emprego e renda para o público da região”, conta Érika Pavanelli, analista de negócios do Sebrae-SP.

André Becher, gerente de Sustentabilidade da Suzano, destaca que a iniciativa está conectada aos compromissos da companhia para Renovar a Vida, que tem, entre as metas públicas de longo prazo, ajudar a tirar mais de 200 mil pessoas da linha da pobreza em suas áreas de atuação até 2030. “Na Suzano, nós acreditamos que só é bom para nós, se for bom para o mundo, e o projeto Semente está conectado a esse nosso direcionador de cultura. Tem sido gratificante ver que temos conseguido contribuir para mudar a realidade desse público a partir de oportunidades criadas por meio de iniciativas conjuntas entre diferentes instituições. Projetos como esse demonstram nosso esforço em prol de uma sociedade mais igualitária”, afirma.

Frutos do projeto 

A joseense Heliete Santos Barbosa Cardoso, 35 anos, casada, mãe de cinco filhos, participa do Projeto Semente desde julho de 2024, quando fez o curso de sobremesas e bolos no pote. Ela conta que sua percepção de negócio vem mudando desde então. “Tenho a minha confeitaria e participar do projeto foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para mim. Quando comecei não tinha dinheiro nem para pegar condução até o local das aulas. Hoje estou certificada e feliz, principalmente por ter conseguido mais clientes. Comecei a me enxergar como empreendedora e a separar o negócio da minha vida pessoal”, diz.

Vânia é uma das 1,5 mil pessoas impactadas positivamente pelo Projeto Semente no Vale do Paraíba (Foto: Arquivo Pessoal)

Ela reforça, ainda, que a grande virada de chave foi a participação da 3a Food Vale (Fórum de Empreendedores e Profissionais de Alimentação do Vale do Paraíba). “Pude conhecer outros empreendedores da área e ter contato com grupos. Recomendo muito o Projeto Semente, porque faz bem também para o nosso psicológico. Recebi o diagnóstico de fibromialgia e nem isso me fez desistir das capacitações, mesmo com as dores. E meus planos para 2025 seguem, já que agora iniciei mais um curso de tortas e quiches. Agradeço muito pela oportunidade”, conclui.

Márcia da Cruz Hipólito, 53 anos, também comemora o diploma de qualificação do Sebrae-SP. “Mesmo com a minha simplicidade, sem ter cursado o ensino fundamental completo e não ser MEI ainda, já identifico a oportunidade que o projeto me proporcionou. Foi uma experiência incrível, um sonho realizado muito rápido. Agora estou fazendo o curso de salgado. Trabalho para mim e fico muito realizada por ter o meu próprio dinheiro. Estou no mercado de trabalho e só posso agradecer a todos: Comunidade Magnificat, Sebrae e Projeto Semente”, destaca.

Aos 64 anos, a mineira Vânia Regina Duarte Cleto conta que estava em seu DNA ser artesã. Depois de criar os três filhos, a comerciante começou a trabalhar com artesanato e a vender de porta em porta. Após participar do Projeto Semente nos anos de 2022 e 2023, Vânia ganhou um empurrão e viu o seu negócio fluir. Com a ajuda do Sebrae-SP tornou-se microempreendedora em 2023. “Abrir o MEI foi a melhor coisa que fiz porque as coisas alavancaram mais ainda. Artesanato é a realização de sonhos e através do Sebrae vi que tenho valor e que contribuo para a economia do país”, relata.

Sobre o Sebrae 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo é uma entidade  privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Tem atuação com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Saiba mais em www.sebrae.com.br.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br.

  • Projeto Semente
  • Projeto Semente Sebrae
  • Projeto Semente Suzano