ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP e Maturi lançam programa para startups criadas por pessoas 50+

Silver Startup Lab vai apoiar o desenvolvimento e crescimento de negócios de empreendedores e empreendedoras com mais de 50 anos
Por Gisele Tamamar
ASN SP Atualização
Compartilhe

Os empreendedores e empreendedoras com mais de 50 anos são o público-alvo do programa lançado pelo Sebrae-SP e a Maturi, o Silver Startup Lab. A ação vai apoiar o desenvolvimento e crescimento de startups em diversos estágios por meio da conexão com mentores. Serão selecionadas 30 startups e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho de forma gratuita no link https://maturi.in/silver_startup_lab.

Podem participar do programa empreendedores do Estado de São Paulo que já têm um negócio, um projeto ou ideia para começar uma startup e buscam apoio de especialistas em diversas áreas para validar, testar, melhorar e crescer.

Wilson Poit no Lançamento do Silver Startup Lab
Wilson Poit no Lançamento do Silver Startup Lab

“Cerca de um quarto da população brasileira tem mais de 50 anos. Daqui 20 anos, mais de 40% da população terá mais de 50 anos. É um mercado enorme para ser atendido e nada melhor do que pessoas com mais de 50 anos para atender esse público que elas fazem parte. E o Sebrae com a Maturi dará todo o apoio para o desenvolvimento dos negócios promovendo mentorias e conexões”, destaca Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi
Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi

“Começamos como uma plataforma de vagas para pessoas com mais de 50 anos, mas desde o começo falamos sobre empreendedorismo para o nosso público. E ninguém melhor do que o Sebrae para unir forças e lançar um programa para impactar cada vez mais pessoas”, ressalta Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi, plataforma que reúne oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking.

O Silver Startup Lab terá duração de seis meses e começa com um diagnóstico, já que o negócio pode estar na fase de ideação até em busca de investimento para escalonar, por exemplo. Os participantes terão mentorias com experts do mercado; acompanhamento das necessidades e próximos desafios; participação em eventos, como a feira de startups CASE e a Maturi Fest, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ da América Latina; e conexão com outros programas e eventos do Sebrae for Startups, posicionamento do Sebrae-SP dedicado ao ecossistema de inovação paulista. O encerramento será realizado em dezembro com um DemoDay, para apresentação dos negócios para uma banca de avaliação.

Evento de lançamento
O Sebrae-SP e a Maturi promoveram um bate-papo com empreendedores durante o evento de lançamento do programa nesta quarta-feira, dia 1º de junho. Veronique Forat, tem 65 anos, é cofundadora e CEO da startup Coliiv, uma plataforma que conecta pessoas por afinidade para morar de forma compartilhada. “Eu e minha sócia Marta somos dois pontos fora da curva. Nos eventos de startups que participávamos, todo mundo reparava na nossa existência, como figuras folclóricas. Depois começaram a se aproximar, gostar do projeto e entender que não era só hobby, que realmente estávamos a fim de fazer acontecer”, relatou.

Dominique Cohen, sócia e diretora da Alma Culinária, também compartilhou suas experiências no evento. Ela tem 58 anos, começou a empreender com um buffet e precisou se reinventar na pandemia. “Com nove meses de pandemia colocamos no ar um e-commerce de comidas congeladas. Achei que o negócio seria uma ponte até a retomada dos eventos, mas estamos tocando as duas coisas em paralelo. É um desafio grande porque sou de outra geração, mas é uma experiência interessante criar um negócio do zero dominando uma linguagem que originalmente não é a minha praia”, contou.

Carlos Alberto Gallo, mais conhecido como Cuca, tem 62 anos e criou o projeto Homens de Prata, que começou com um canal no YouTube e hoje engloba uma rede de apoio, além de promover eventos e experiências. “Quando comecei, vi que não tinha nada parecido no mercado. Juntei um grupo de amigos e resolvemos focar em quatro pilares: financeiro, conhecimento, qualidade de vida e lifestyle. Temos um grupo potente e usamos a tecnologia para distribuir e apoiar novas iniciativas”, afirmou.

  • 50+
  • inovação
  • maturi
  • sebrae for startups
  • sebrae-sp
  • startup