O Estado de São Paulo é o campeão na região Sudeste do prêmio do Sebrae Supernova MEC, organizado pelo Sebrae Nacional. A equipe Fungi Factory, ligada ao Instituto Federal de São Paulo, foi uma das cinco vencedoras nacionais e irão participar do evento South Summit Brasil, em Porto Alegre, com passagem e hospedagens pagas. A instituição ainda foi vencedora como Ambiente de Inovação com mais projetos inscritos no programa, sendo premiada junto com os alunos.
A equipe vencedora é formada pelos estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Cauã Fernandes, Gustavo Soaris Dornélas, Marcos Ribeiro Leli, Matheus Melo Del Petri, Bernardo Silveira Valadão, Pedro dos Anjos Gomes da Silva e orientada pelo professor Nelson Menolli Junior.
Matheus descreve a experiência ao participar do Sebrae Supernova. “Marcou a minha vida, principalmente pelo fato de ter vencido uma competição desse porte, trazendo dias de desafio e aprendizado. Cada etapa me fez crescer e acreditar no meu potencial. Mas é claro que sem a equipe que estou hoje, nada disso seria possível”.
Marcos reforçou a importância do projeto desenvolvido. “Atuei no desenvolvimento e estruturação de uma estufa automatizada e conectada para produção de fungos, integrando sensores e controle de variáveis. A validação técnica do protótipo no IFSP e a vitória na competição demonstraram a viabilidade da solução e nosso potencial de aplicação real. Fiquei muito feliz com o resultado e com o esforço em equipe gerado por conta disso”.

O South Summit ocorrerá de 22 a 27 de março e é uma plataforma global de empreendedorismo e inovação que promove conexões entre diferentes atores do ecossistema com o objetivo de gerar e catalisar oportunidades de negócio. A marca nasceu em 2012, em Madri, e em 2022 chegou ao Brasil para impactar o ecossistema latino-americano.
O Sebrae Supernova MEC foi realizado no 2º semestre de 2025. Trata-se de uma iniciativa de ideação de startups, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), para proporcionar uma jornada de criação de startups para alunos de cursos profissionalizantes e graduação de todo o país. Em São Paulo o programa participou das ações junto a universidades, sendo o Estado com mais alunos participantes e projetos cadastrados para concorrer a premiação.
Todos os estudantes que completaram 50% da trilha receberam certificado de conclusão emitido pelo Sebrae e pelo MEC.
