ASN SP Atualização
Compartilhe

Vencendo a desconfiança

Empresário nunca havia dado chance ao Sebrae-SP, mas, ao aceitar ajuda, viu sua empresa decolar
Por Rogério Lagos
ASN SP Atualização
Compartilhe

Formado em processamento de dados e atuando há quatro anos como terceirizado em uma empresa pública, Édino Pereira viu na não renovação de seu contrato uma oportunidade para empreender no segmento. Abriu em 2007 a Fox Informática, em Itapeva, na região sudoeste paulista, e no meio da pandemia, em 2021, expandiu os negócios passando a comercializar produtos pela internet em marketplaces, além de inaugurar uma unidade física de consultoria técnica em Sorocaba, também no interior de São Paulo. “Os resultados exponenciais que começamos a ter na empresa foram graças ao Sebrae-SP. E olha que eu nunca havia acreditado no Sebrae-SP antes”, comenta o proprietário do atual Grupo Fox Loja.

Pereira lembra que nunca atendia os consultores do Sebrae-SP e se perguntava o que tanto queriam com ele. “Só querem ganhar dinheiro nas minhas costas”, dizia. “Eu nem atendia o telefone, mandava dizer que não estava”, conta. A mudança de postura se deu em 2019, quando passou a se perguntar por que trabalhava tanto, não via o dinheiro e tampouco conseguia fazer a empresa crescer. “Procurei várias assessorias empresariais que não deram resultado. Até que procurei o Sebrae-SP, meio sem graça após tantas negativas, e fui apresentado às soluções de gestão, consultorias e ao curso Empretec, que mudou a minha vida. É um divisor de águas que transforma a mentalidade do empreendedor”, afirma.

Pereira comenta que passou a perceber que o erro da empresa era ele mesmo. Achava que sabia fazer gestão e que suas atitudes centralizadoras estavam corretas. Como o foco do Empretec é no comportamento, ele atribui à metodologia a mudança nos negócios. “A gente abre os olhos para o que estamos errando. Passei a gerir tudo de maneira diferente, tanto no planejamento, no financeiro, quanto com os colaboradores. Comecei a oferecer mais treinamento e a ouvi-los mais. Deixei de querer tudo na palma da minha mão ao perceber que isso era o que segurava o crescimento do negócio. Parei de ser o funcionário mais caro da minha empresa”, reconhece.

Da participação no Empretec, em 2019, até os dias atuais, o Grupo Fox Loja já cresceu 100% em faturamento. Além de atribuir a evolução ao auxílio do Sebrae-SP, o proprietário ressalta a importância de se manter atualizado e atento ao mercado. “Buscar conhecimento é uma das coisas mais importantes que os empreendedores precisam fazer. Já fiz vários cursos no Sebrae-SP e também em outros lugares, venho participando de feiras do segmento, fazendo networking e trocando informações com outras pessoas.”

Édino Pereira: “Os resultados exponenciais foram graças ao Sebrae-SP”

Para o analista de negócios do Sebrae-SP em Itapeva Fernando Morais, o momento exige dos empreendedores capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e criatividade para entender e atender os consumidores. “Para continuar vendendo e prestando serviços, é preciso se reinventar, agir de forma diferente para atingir resultados diferentes. Muitas vezes até sabemos o que precisa ser feito, mas arrumamos desculpas, deixamos para depois, e é preciso ter atitude como o Édino teve”.

Para Pereira, o empreendedor precisa sair de sua zona de conforto. Hoje afirma estar com a mente aberta e enxerga o Grupo Fox Loja cada vez mais na internet, até mesmo atuando em outros segmentos. “Quero passar também a produzir conteúdo na internet e desenvolver cursos online para não depender no futuro de uma única fonte de renda”, finaliza o empreendedor.

  • capacitação
  • Empretec
  • marketplace