Entre os dias 25 e 31 de julho, quem acessar o App Aiqfome para pedir uma refeição vai se deparar com os principais restaurantes de Registro oferecendo muito mais do que o cardápio do dia a dia. As pessoas vão encontrar pratos especialmente preparados com elementos da culinária tradicional do Vale do Ribeira! A ação faz parte do 2º Festival Gastronômico Digital – Aiq Dá Gosto Ser do Ribeira, iniciativa realizada pelo Sebrae-SP em parceria com o App Aiqfome e apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Economia Criativa de Registro.
Entre as opções disponíveis em destaque no aplicativo estarão alguns lanches, pratos principais e sobremesas que vão se valer de ingredientes típicos da região, tais como o palmito pupunha, o queijo de búfala, a carne de búfalo, a banana, a juçara, as pimentas e ervas regionais, o mel da mata atlântica, pescados de Cananéia e região, bem como pratos com guarnições que remetem à culinária história do Vale do Ribeira, como o bolo de roda, coruja, entre outros. A lista completa dos restaurantes participantes estará disponível no próprio aplicativo Aiqfome durante a semana do evento.
Todos os restaurantes selecionados para o Festival passaram por um programa setorial de capacitação e consultorias em gestão com o Sebrae-SP com foco na redução de custos e aumento de faturamento. A primeira edição, em 2021, surgiu para apoiar o setor no auge da pandemia e contou com a participação de 13 restaurantes que apontaram um aumento médio de 30% no faturamento durante a semana do festival e 7% no acumulado mensal.
Já o 2º Festival Gastronômico Digital – Aiq Dá Gosto Ser do Ribeira tem por objetivo auxiliar na aceleração da retomada econômica estrategicamente planejado para incluir toda a família por acontecer no final das férias. O evento faz parte de uma das ações do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) firmado entre Sebrae-SP e Prefeitura Municipal de Registro em 2022. Além disso, contempla também o plano regional de economia criativa “Dá Gosto Ser do Ribeira” desenvolvido pelo Sebrae-SP e a Garimpo de Soluções para a promoção da marca-território, dos destinos turísticos, da gastronomia, culinária e produtos locais, inclusive, neste momento, também entre crianças e jovens valentes alinhados à história da região.